Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cultura

Projeto potiguar Urbanocine lança videocartas com narrativas latino-americanas

Foto: Tiago Lima

Com o objetivo de construir pontes, afetos e novas narrativas que reafirmam o papel do audiovisual como ferramenta de expressão, pertencimento e transformação social, o festival Urbanocine acaba de lançar no YouTube uma série de videocartas que apresentam as ações desenvolvidas pelo projeto ao longo de 2025.

Criado em 2013, o Urbanocine é um projeto potiguar que atua com exibições públicas, projeções em espaços não convencionais e oficinas formativas que estimulam o debate sobre questões sociais, identitárias e territoriais a partir do cinema. A iniciativa busca democratizar o acesso ao audiovisual e fortalecer o diálogo entre comunidades, artistas e públicos diversos.

O idealizador do projeto, Gustavo Guedes, destaca que a edição de 2025 expandiu a atuação do Urbanocine, tanto em território quanto em linguagem:

“2025 foi um ano muito proveitoso para o Urbanocine. Ampliamos nosso repertório territorial e de linguagem, trazendo mais elementos da fotografia, da musicalidade e aprofundando o formato da videocarta. A produção de videocartas nesses locais foi muito positiva, especialmente porque este ano desenvolvemos uma parceria com a Escola Internacional de Cinema e Televisão (EICTV), em San Antonio de Los Baños, em Cuba. Isso trouxe outra perspectiva para o festival, ampliando nosso diálogo com instituições latino-americanas que trabalham com cinema e educação.”

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Enxergo isso como uma grande conquista para o Urbanocine e para o audiovisual do Rio Grande do Norte. Expandir nosso olhar para a cinematografia latino-americana revela como somos mais fortes juntos. Reivindicar nossa identidade no RN também faz parte de um movimento que atravessa toda a América Latina, e o cinema é uma ferramenta poderosa para nos afirmarmos enquanto povos indígenas, negros, ciganos e latino-americanos.As fronteiras são apenas geográficas: nossas histórias são parecidas, e estamos aqui para continuar contando essas narrativas. Espero que em 2026 possamos seguir ampliando esse diálogo sobre cinema, cidade e identidade”, completa Gustavo.

Os interessados podem assistir às videocartas no link: [https://youtu.be/lAsDCA1xqWg](https://youtu.be/lAsDCA1xqWg)

A sétima edição do Festival Urbanocine é uma realização da Fundação José Augusto, Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte e Governo do Estado do RN, com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal. A produção é da Ilha Deserta.

As ações do projeto podem ser acompanhadas pelo Instagram @urbanocine e pelo site oficial www.urbanocine.com.br.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta semana que proposta de mudanças na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai incluir oferecimento de cursos teóricos gratuitos pelo governo federal. Ideia...

Esportes

O Campeonato Potiguar 2026 começou a ganhar contornos. A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) realizou, nesta terça-feira (28), a primeira reunião do Conselho Técnico...

Esportes

Três jogos abrem a primeira rodada do Campeonato Potiguar de Futebol Feminino, neste sábado (25), no estádio Juvenal Lamartine, em Natal. As partidas começam...

Educação

O Rio Grande do Norte está sendo representado na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, pelo projeto The World of Arduino,...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO