A consulta pública do Pnaes entra em sua reta final e recebe contribuições da sociedade até este domingo (21). O processo ocorre por meio do portal Brasil Participativo e busca subsidiar a regulamentação da Política Nacional de Assistência Estudantil, instituída pela Lei nº 14.914/2024. A iniciativa convida estudantes, famílias, profissionais da educação, organizações da sociedade civil e movimentos sociais a apresentarem sugestões sobre os aspectos gerais da política.
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O objetivo central da consulta é construir diretrizes nacionais que representem a diversidade do país e dialoguem com as necessidades reais dos estudantes das universidades federais e das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Além disso, a proposta reforça o caráter participativo da política, ampliando a escuta pública e fortalecendo o envolvimento social no processo de formulação.
Consulta pública Pnaes amplia participação social
Conforme o Ministério da Educação, a regulamentação da Pnaes busca fortalecer ações voltadas ao acesso, à permanência e à conclusão dos estudos na educação superior e na educação profissional e tecnológica. Nesse sentido, a política prioriza estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Assim, a consulta pública funciona como um instrumento essencial para aprimorar as políticas de assistência estudantil em todo o território nacional.
Além disso, o processo de escuta pública complementa o diagnóstico elaborado pelo Grupo de Trabalho da Pnaes (GT Pnaes). Dessa forma, o diálogo institucional se amplia ao incluir não apenas a comunidade acadêmica, mas também a sociedade em geral. Certamente, essa participação contribui para tornar a política mais alinhada às realidades regionais e aos desafios enfrentados pelos estudantes.
Criada em julho de 2024, a Política Nacional de Assistência Estudantil visa garantir a permanência de alunos em universidades e institutos federais. Implementada pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), a Pnaes reúne 11 programas que organizam e sistematizam ações já existentes nas instituições federais. Como resultado, a política fortalece a assistência estudantil e enfrenta diretamente a evasão.
Por outro lado, a Pnaes também pretende democratizar o acesso à educação pública federal, reduzir desigualdades sociais e regionais e melhorar o desempenho acadêmico. Eventualmente, a política pode ser estendida a estudantes de mestrado e doutorado presenciais e a alunos de instituições públicas estaduais e municipais, por meio de convênios, conforme a disponibilidade orçamentária.






















































