Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

O que comer para combater a ressaca? 3 dicas de alimentos para amenizar os sintomas

Foto: Reprodução.

Exagerou na bebida na noite anterior e acordou com aqueles tradicionais sintomas da ressaca? Fadiga, dor de cabeça, enjoo. A boa notícia é que existe alguns alimentos que podem melhorar a situação e diminuir os sinais do mal-estar.

Especialistas afirmam que o que você come antes e depois de beber pode influenciar a intensidade dos sintomas. O ideal é se manter muito bem hidratado. Tomar bastante água, vitaminas ou até mesmo água de coco que é rico em eletrólitos (potássio, magnésio) e minerais.

Leia mais no:

Ponta Negra News.

Porém, há pessoas que prefiram tomar um café da manhã bem gorduroso para ajudar a “absorver” a bebida.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Em termos médicos, a ressaca não é uma condição única, mas sim um conjunto de sintomas causados pela reação do corpo ao álcool e aos seus produtos tóxicos de decomposição. À medida que o álcool é metabolizado, o fígado produz acetaldeído – um composto altamente inflamatório associado a dores de cabeça, náuseas e problemas gastrointestinais.

O álcool também perturba o sono, desidrata o corpo, altera os níveis de açúcar no sangue e desencadeia inflamações no cérebro, fígado e intestino. Aqui vão três dicas de alimentos que podem atenuar os sintomas da ressaca:

Ovos

“Os hábitos alimentares durante a ressaca variam desde o desejo de comer tudo o que se vê pela frente até a dificuldade em encarar um copo d’água”, afirma a nutricionista de saúde pública Emma Derbyshire.

Segundo ela, é necessário escolher algo leve, porém energizante e nutritivo. Os ovos são ricos em nutrientes e cisteína, “o que pode ajudar a neutralizar os efeitos do acetaldeído, a substância responsável pela dor de cabeça latejante e pelo mal-estar estomacal”, afirma a especialista.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Estudos mostram que a cisteína auxilia as vias de desintoxicação do fígado e desempenha um papel na decomposição do acetaldeído, entretanto, os mesmos estudos afirmam que são necessários pesquisas maiores para confirmar o quanto isso se traduz em alívio real da ressaca.

Os ovos também fornecem vitamina D, magnésio e aminoácidos essenciais que, combinados com pão, pode ajudar a estabilizar o açúcar no sangue — normalmente as pessoas que exageram no consumo de bebida alcoólica tem a redução do açúcar no sangue.

Adicionar abacate à dieta também pode ajudar. A fruta contém glutationa, um composto envolvido no metabolismo do álcool, e suas gorduras saudáveis auxiliam na absorção de nutrientes lipossolúveis que podem ser perdidos pelo consumo de álcool.

Vitaminas

Um estudo de 2019 publicado no Journal of Clinical Medicine por pesquisadores da Universidade de Utrecht, na Holanda, examinou a ingestão alimentar e a intensidade da ressaca após episódios de consumo excessivo de álcool.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

A cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)para remoção de hérnia inguinal bilateral foi finalizada com “sucesso” e “sem intercorrências”, segundo informou a ex-primeira-dama Michelle...

Natal

O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) marcará presença na reabertura do Complexo Turístico da Redinha, em Natal, com...

Política

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está apto para passar por cirurgia de remoção de hérnia inguinal bilateral, segundo boletim médico divulgado nesta quarta-feira (24)...

Mundo

Nesse sábado (21), Cristina Kirchner foi internada no Hospital Otamendi, em Buenos Aires, após relatar fortes dores abdominais. Segundo informações confirmadas pelo jornal Clarín,...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO