Uma denuncia de irregularidade pode mudar os rumos do América no Campeonato Potiguar 2026. É que o clube pode ser denunciado no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN) por relacionar um jogador sem contrato profissional.
O caso envolve o lateral-direito Elias, da base e com 20 anos completos, que atuou nos três primeiros jogos da competição com contrato ainda de formação, de jogador amador, infringindo uma regra do Regulamento Específico do Estadual.
Segundo o regulamento, os atletas com idade superior ao limite de 20 anos, não podem atuar com vínculo amador. Agora, o clube pode sofrer punições severas, que impactam diretamente sua campanha na competição.
Punição do TJD pode ser rigorosa
De acordo com o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), a utilização de atleta irregular resulta na perda de três pontos por partida, além da anulação dos pontos conquistados nos jogos em que houve a infração. Como Elias foi relacionado em três confrontos, o América corre o risco de perder 9 pontos de forma automática.
Além disso, o clube também terá anulados os pontos conquistados nas vitórias sobre Potyguar Seridoense, Globo e Laguna. Somadas as penalidades, a perda pode chegar a 18 pontos na tabela do Campeonato Potiguar. Caso a punição seja confirmada, o clube passaria a lutar contra o rebaixamento, pois perderia os 10 pontos conquistados e ficaria com pontuação negativa de oito.
Restando ainda três jogos, o América só poderá somar mais 9 pontos e vencendo esses compromissos, terminaria a primeira fase com apenas um ponto, levando o clube ao rebaixamento. Mais informações a qualquer momento.






















































