Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Entretenimento

Cineasta potiguar lança primeiro romance em Natal

Foto: GM/Divulgação

O cineasta potiguar, Aristeu Araújo, lança desta quinta-feira (10), em Natal, o romance Dos Pedaços. O evento de lançamento será no Mahalila Café & Livros, no bairro de Potilândia. “Um romance em pedaços.” É como o cineasta Aristeu Araújo define a estrutura de sua estreia na literatura. Dos Pedaços é formado por espécies de contos quase que independentes mas que juntos criam o enredo da obra. Por meio dos personagens, em uma estrutura correlata, o autor constrói para o leitor um enredo que ao mesmo tempo é complexo, a partir da integração das histórias, mas simples pela leveza da leitura e singularidade no texto.

A protagonista da história é Dolores. Casada, mãe de gêmeos e proprietária de uma casa de praia. Nada mais banal de que uma vida de classe média, em que o verão é o momento mais esperado do ano. Narrado em terceira pessoa, mas em um misto de fluxo de pensamento, o imóvel litorâneo surge como símbolo das aspirações de Dolores e seu marido ao prever o futuro como “uma estrada ensolarada e arejada. Sem acidentes”. Para o escritor, contudo, nada mais humano do que o auto engano. “No fim, há sempre a tragédia nos espreitando”, ressalta.

No livro, cada capítulo narra um trecho, um pedaço independente dessa “tragédia do cotidiano”, como define Araújo. Em um deles, acompanhamos Dolores em sua fase adulta; em outro, adolescente; Carlos, seu marido, é visto pelo leitor em um episódio de sua infância; há capítulos ainda para um vizinho e um policial.

Para Dolores, a descoberta da gravidez “trouxe uma carga de ansiedade que não foi mais embora”. Aristeu Araújo explana que a ansiedade é geralmente a materialização de medos improváveis, “a antecipação de um mau futuro. Algumas vezes, contudo, os pesadelos se realizam”, pondera.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Dos Pedaços ainda aproveita as idas e vindas no tempo para narrar um pedaço da história recente do país. São fatos importantes da política que servem de pano de fundo para cada um dos capítulos, a exemplo do que acontece no cotidiano de todos os brasileiros e brasileiras. Mudanças no plano macro influenciam diretamente a vida de Dolores, Mários, Marias e Josés.

O livro foi publicado com auxílio da produtora potiguar Mariana Hardi que tem seu próprio selo editorial. O projeto gráfico e a ilustração de capa é de Waldenor Júnior, músico e artista 3D e o prefácio é do jornalista Yuri Borges.

Notícias relacionadas

Cidades

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal da Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência (Semidh), realiza nesta...

Esportes

Começaram nesta terça-feira (16) em Natal os Jogos Municipais da Pessoa Idosa, evento que tem como objetivo promover o envelhecimento ativo por meio do...

Polícia

Policiais civis da 23ª Delegacia de Polícia (DP) de Extremoz cumpriram dois mandados de prisão preventiva em desfavor de dois homens suspeitos da prática...

Justiça

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou uma decisão do do Tribunal regional Federal da 5ª Região (TRF5) que beneficiava o Centro...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO