Em 2021, cerca de 75% dos brasileiros e brasileiras que fazem compras rotineiras online (o chamado “everyday spending”) preferiram pagar por combustíveis para seus veículos via aplicativos de smartphone. E 9 em cada 10 deles planejam continuar fazendo isso no pós-pandemia. As principais razões para isso? Maior controle de gastos (principalmente neste momento de disparada internacional de preços) e medo de contágio pela Covid.
São dados da pesquisa Consumo Online no Brasil*, realizada pela Edelman sob encomenda do PayPal. O estudo conversou com 1.000 compradores online no final de 2021 que fizeram pelo menos duas compras nas categorias de gastos diários nos 30 dias que antecederam as entrevistas.
O PayPal descobriu que os consumidores gostam da experiência de fazer compras cotidianas de forma online, e consideram a tarefa fácil e prática. Para 83,7% dos entrevistados, o ato de pagar por combustíveis via aplicativo já faz parte do dia a dia.
Os consumidores online se preocupam com a segurança de suas compras online, independentemente do serviço, produto ou canal onde compram. Nesse contexto, a segurança e as garantias contra fraudes aparecem como principais vantagens do uso de carteiras digitais.
Além disso, muitos brasileiros trocaram o físico pelo online para aproveitar os descontos e as recompensas oferecidos pelos apps. A seguir, os destaques do estudo, na vertical de combustíveis.
Tempo e dinheiro.
- De acordo com a pesquisa, 75% dos entrevistados afirmam que o uso de aplicativos para comprar (ou pagar por) combustíveis aumentou durante a pandemia.
- Antes de a crise sanitária começar, em março de 2020, cerca de 50,4% dos brasileiros compradores online recorrentes usavam apps para pagar pelo abastecimento nos postos de combustíveis diariamente ou semanalmente; já durante os 20 meses de pandemia que se seguiram, esse índice bateu os 60%. E os entrevistados pelo estudo do PayPal acreditam que esse cenário não deve sofrer alterações no pós-pandemia – 57% dizem que vão se manter fiéis ao modelo online.
- 86% gostam de pagar online por combustíveis atraídos pelas recompensas (cashback, descontos etc.) oferecidas pelos aplicativos.
- 89,5% dos respondentes dizem conseguir acompanhar melhor suas despesas quando pagam pelo abastecimento via apps.