O aumento do preço dos alimentos está fazendo com que cada vez mais brasileiros pesquisem ofertas em diferentes mercados antes de fazer as compras. Uma pesquisa da Kantar Consultoria aponta que, em 2021, o número de clientes que visitam mais de oito canais no mês era de 18,9%, cifra que subiu para 26,9% em 2022.
Segundo os dados, nos 10 primeiros dias do mês, quando há uma concentração do salário e uma maior disponibilidade de promoções, os atacarejos são a preferência, com alta de 8% em gastos. Já entre o 11º e o 31º dia, com menos opções de ofertas, o consumidor opta por compras menores, feitas para reposição do lar ou urgência.
Além disso, para economizar, o brasileiro tem optado mais por marcas econômicas, categoria que cresceu 11,9% em unidades no último trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021. No geral, o destaque vai para as cestas Limpeza (+7,3%) e Bazar (+6,4%). Compras online, com ofertas, também geram interesse de 23% dos compradores.