Apenas nos primeiros três meses de 2023, cinco alunos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Apodi, foram selecionados para participar de projetos desenvolvidos pela Embaixada do Estados Unidos no Brasil e pela AFS Global STEM Academies.
No primeiro caso, as alunas Maria Júlia Silveira Sena de Moura, Ana Beatriz Alves de Almeida, Lanna Rebeca Câmara Noronha e Ana Luiza Targino Bandeira, dos cursos de Química e Agropecuária, foram selecionadas para o Programa Power4Girls.
Iniciativa da Embaixada e do Consulado dos Estados Unidos, em parceria com o Instituto Glória e apoio da rede CONIF, o programa é destinado a alunos de instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de todo o país.
O objetivo é buscar solucionar de forma criativa um problema na área de acessibilidade e inclusão, visando impactar positivamente a comunidade, cidade, estado ou o país.
O programa tem foco no empoderamento de meninas por meio de estratégias voltadas para o empreendedorismo, inovação, criatividade e liderança.
Já o estudante Pedro Víctor Maia Lima, que finalizou o 2º ano Ensino Médio Integrado no curso de Química, foi selecionado para representar o Rio Grande do Norte em um intercâmbio no Egito.
O programa AFS Global STEM Academies selecionou estudantes de países como Brasil, México, Bélgica, Índia e Alemanha, para participar do intercâmbio. Além de Pedro Victor, outros 15 estudantes do país foram selecionados. Mais de 6000 mil jovens concorreram a uma das vagas.
