As unidades Básicas de Saúde de Pajuçara e Esperança, em Natal, abrem neste Feriado de Tiradentes e neste fim de semana. Foi disponibilizado de sexta-feira (21), no Feriado do Dia de Tiradentes, até domingo (23), duas unidades de saúde para a população que necessitar de atendimento para casos leves de vírus respiratórios.
As Unidades de Saúde de Pajuçara e Cidade da Esperança vão funcionar das 7h às 19h, para atendimento de pacientes adultos que apresentarem sintomas gripais leves como febre de até 38 graus, tosse seca não persistente e dor no corpo ou nas articulações.
A medida tem a intenção de auxiliar o fluxo das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) de Pajuçara e Cidade da Esperança, para facilitar o atendimento para pacientes que apresentem casos não urgentes que são classificados, de acordo com os sinais e sintomas apresentados, nas cores verde e azul no sistema de Acolhimento com Classificação de Risco – ACCR dos serviços de saúde do município.
Nas primeiras horas à procura por atendimento era baixa. Quase duas horas depois, várias pessoas começaram a procurar o atendimento de emergência na Unidade Básica de Saúde do bairro de Cidade da Esperança, umas das duas que irão permanecer abertas até o próximo domingo (23).
Acolhimento com Classificação de Risco – ACCR
O Acolhimento com Classificação de Risco – ACCR serve para distinguir os graus de riscos ou graus de sofrimento para os pacientes que procuram os serviços das Unidades Pronto Atendimento (UPAS) de Natal, evitando que casos mais graves não tenham atendimento no tempo adequado. Essa distribuição é feita por quatro cores que elencam os níveis de classificação, do mais grave aos menos graves.
Os casos de emergência e risco de vida são identificados na cor vermelha e são encaminhados para atendimento em no máximo 15 minutos. A cor amarela representa os casos urgentes, que podem levar no máximo até 30 minutos para receberem atendimento. Já as cores verde e azul identificam os casos de urgência menor, que podem levar um espaço maior de tempo para receber atendimento, a avaliação da consulta ambulatorial acontecer por ordem de chegada.
Com informações da repórter Diassis Oliveira da TV Ponta Negra
