Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Câmara de Natal cria Comitê Permanente de Prevenção e Auxílio à busca de Pessoas Desaparecidas

Foto: (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Na sessão ordinária desta quarta-feira (02), a Câmara Municipal de Natal, os vereadores  aprovaram  um projeto de lei que institui o Programa sobre Pessoas Desaparecidas (Propede) e cria o Comitê Permanente de Prevenção e Auxílio à busca de Pessoas Desaparecidas, objetivando auxiliar na prevenção ao desaparecimento de pessoas, na localização de desaparecidos e no acolhimento e na assistência das pessoas localizadas e familiares.

A autora da proposta, a vereadora Nina Souza,  classificou como assombroso o número de pessoas desaparecidas na capital e acrescentou que é um problema social que deve suscitar preocupação do parlamento e do Executivo municipal, pois reflete um conjunto de problemas causados pela exclusão social, exploração sexual e do trabalho, situações de vulnerabilidade, violência física e sexual no âmbito familiar e comunitário, e de aliciamento pelo tráfico de drogas.

Entre as diretrizes do Propede estão a capacitação de agentes públicos municipais, especialmente das áreas de segurança, educação, saúde e assistência social, para identificação das situações que levam ao desaparecimento, e para atuar no acolhimento e assistência às pessoas localizadas e suas famílias, bem como a integração das ações municipais com órgãos de segurança responsáveis pela investigação e pela busca de pessoas desaparecidas.

Cadastro de pessoas em situação de rua

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O Propede prevê ainda que todas as pessoas em situação de rua deverão ser cadastradas pela Prefeitura de Natal, e o cadastrado disponibilizado aos órgãos de segurança pública responsáveis pela investigação e por busca de pessoas desaparecidas.

Ainda de acordo com o texto aprovado pelos vereadores, o Programa deve ser alimentado com informações sobre o ingresso de pessoas sem identificação nas unidades de saúde públicas ou privadas, nos Centros Pop’s, nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e nas entidades religiosas.

No caso de sepultamento ou cremação de corpos ou restos mortais encontrados e classificados como de indigentes, deverão ser repassadas aos órgãos responsáveis pela investigação e busca de pessoas desaparecidas, todas as informações sobre características físicas, e, se possível, de código genético apontado em exames de DNA.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cultura

O Comitê Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte lança nesta sexta-feira (5) o Potycast Cultural. O programa estreia às 20h no YouTube...

Direitos Humanos

Neste sábado (30), Dia Internacional das Pessoas Desaparecidas, famílias em busca de desaparecidos realizaram um ato nas escadarias da Catedral da Sé, em São...

Mundo

O número de mortos nas enchentes no estado do Texas, nos Estados Unidos, subiu para 67 neste domingo (6). Segundo as autoridades locais, entre...

Natal

O prefeito de Natal, Paulinho Freire, e a vice-prefeita Joanna Guerra receberam, nesta sexta-feira (28), representantes de entidades que atuam na defesa das causas...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO