Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Economia

Mossoró recebe segunda capacitação em empreendedorismo rural

Sessenta lideranças de áreas da reforma agrária localizadas em 14 municípios potiguares receberam treinamento sobre empreendedorismo rural. O evento aconteceu nesta terça-feira (10), no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Mossoró.

A capacitação faz parte das ações do Projeto Produtos da Reforma Agrária para o Turismo (Pra Tu), uma parceria entre o Incra e o IFRN. A iniciativa conjunta vai apoiar a entrada de produtos oriundos das 22 mil famílias moradoras dos 287 assentamentos federais do estado na cadeia produtiva e turística.

A capacitação foi dividida em dez módulos: Gestão da Propriedade Rural, Educação Financeira no Campo, Cooperativismo, Associativismo, Comercialização no Meio Rural, Embalagem e Selo no Agronegócio, Segurança Alimentar, Empreendedorismo Rural e Noções de Exportação.

Participaram do treinamento os municípios de Mossoró, Apodi, Carnaubais, Caraúbas, Santa Cruz, Porto do Mangue, Itaipú, Umarizal, São Rafael, Assu, Pendências, Angicos, Governador Dix-Sept Rosado e Afonso Bezerra.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A agricultora Francileide Lima mora no assentamento Maísa, em Mossoró, o maior do Rio Grande do Norte, com capacidade para 1,1 mil famílias. Na comunidade Agrovila Pomar, ela comercializa hortaliças e frutas. “De início podemos participar com o que já produzimos e, com o passar do tempo, incrementar outras culturas ou aumentar a produção já existente, um auxiliando os demais. O Pra Tu vai ajudar muitos assentados”, disse a agricultora da expectativa em relação ao projeto.

De acordo com o superintendente regional do Incra/RN, Marcelo Gurgel, o projeto vai impactar a economia do estado de forma positiva. “O Pra Tu vai atender os agricultores da reforma agrária, mas também outros setores envolvidos nesta ação. A reforma do prédio está em andamento e, posteriormente, haverá licitação para a contratação da empresa administradora da Central de Comercialização. Os maiores beneficiados serão os assentados e a sociedade que contará com mais um instrumento turístico”, disse o gestor.

O professor do IFRN e coordenador do projeto, Melquíades Pereira, destacou a importância do cooperativismo. “Sozinhos não conseguimos ir muito longe, por isso se cada um aqui buscar trabalhar em equipe, os resultados serão melhores”, considera.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu reglobalização sustentável durante discurso na abertura da Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Banco Centrais...

Economia

A bolsa supera 141 mil pontos e volta a quebrar recordes nesta sexta-feira (4). Em um dia sem pregão nos Estados Unidos, o Ibovespa...

Política

A recente disputa sobre IOF evidenciou, mais uma vez, o clima de tensão entre os poderes da República. A decisão do ministro Alexandre de...

Cidades

O maior evento de cultura gospel do Rio Grande do Norte, o “Mossoró Sal & Luz” de 2025, começará no dia 18 de julho....

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO