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Saiba como fazer a Carteira de Identidade Nacional no RN

Foto: Google Imagens

O Rio Grande do Norte já emite a Carteira de Identidade Nacional (CIN) desde dezembro de 2023 e os agendamentos seguem disponíveis para atendimentos presenciais. A CIN substituirá o atual modelo da identidade e contará apenas com o CPF como número de registro nacional de cada cidadão.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) detalhou como é o processo para a emissão da nova carteira de identidade nacional. O processo continua o mesmo, basta entrar no site, agendar o atendimento e comparecer na Central do Cidadão com a documentação necessária. Confira o passo a passo:

1 – Acesse o site agendamento.itep.r n.gov.br

2 – Clique no espaço AGENDAMENTO.

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3 – Selecione a central com agendamentos disponíveis a qual seja mais próxima de você.

4 – Preencha os espaços com os dados solicitados.

5-   Finalize, imprima e salve o comprovante de agendamento.

6 – Compareça no dia e horário marcados portando os documentos obrigatórios: CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou Casamento (originais ou cópia autenticada).

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Documentos opcionais que podem ser inseridos: cartão do SUS, título de eleitor, tipo sanguíneo, laudo médico em caso de doença (se o cidadão optar por colocar), PIS e carteira de trabalho.

Qualquer um destes documentos opcionais é possível inserir na nova carteira de identidade nacional para unificar dados importates do cidadão em um só lugar.

Ler com atenção a Portaria nº 496 /2021 – GDG/ITEP que regula os requisitos e procedimentos para a emissão da carteira de identidade.

  • 1ª via da carteira de identidade: Gratuito
  • O prazo de recebimento da Carteira de Identidade Nacional é de até 30 dias. Acompanhe a chegada da carteira pelo número de protocolo recebido no atendimento.

TUTORIAL:

ENTENDA:

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“A CIN agora unifica a base de dados, que passa a ser nacional. Antes, cada cidadão poderia fazer um RG diferente em cada Estado. Agora isso não será mais possível. O que traz também mais segurança”, destacou o diretor-geral do Itep/RN, perito criminal Marcos Brandão. O processo de agendamento permanece o mesmo, através do https://www3.itep.rn.gov.br/agendamento

DÚVIDAS:

O que é a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)?
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um documento nacional com unificação em todos os Estados do país. O número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) torna-se o número de registro nacional, assegurando que, independentemente do Estado da Federação em que seja emitido, os cidadãos manterão o mesmo número de identificação.

A nova Carteira de Identidade Nacional é gratuita?
Sim. A primeira via será gratuita.

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Qual a diferença para o modelo antigo?
A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) não se limita à mera produção de um documento com um novo formato; trata-se de um avanço significativo na tecnologia de emissão de carteiras de identidade. A obtenção desse novo documento envolverá uma integração tecnológica entre o ITEP, a Receita Federal, o SERPRO, o Ministério da Justiça e o aplicativo móvel GOV.BR. Haverá, portanto, uma unificação dos dados em todo o Brasil. Atualmente, é possível que um cidadão tenha mais de um número de RG, além do CPF. Com a CIN, o cidadão passará a ter um número de identificação só.

A antiga carteira de identidade perdeu a validade?
Não. Os documentos de identidade nos modelos antigos são válidos até 28 de fevereiro de 2032.

Quais são os documentos necessários para tirar a primeira via da CIN?
De acordo com a Lei 7.116/83, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento. Além disso, é importante destacar que o seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) deve estar regularizado e atualizado na Receita Federal. Por exemplo, se o nome registrado na Receita Federal ainda estiver no estado civil de solteiro(a), é necessário atualizá-lo antes de solicitar a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

A nova Carteira de Identidade Nacional ficará disponível no celular?
Sim. A carteira de identidade pode estar no celular, como já ocorre com a CNH. O cidadão receberá a carteira de identidade física, e contará também com a carteira digital no aplicativo GOV.BR.

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A nova Carteira de Identidade Nacional é mais segura?
Sim. A nova carteira apresenta um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Também está presente um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes.

A nova carteira de identidade do cidadão brasileiro tem prazo de validade?
Sim. O prazo de validade do novo documento varia conforme a idade da pessoa:
• 0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos.
• 12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos.
• Acima de 60 anos – validade indeterminada.

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