“Existem três espécies de piranhas nessa bacia, piranha-caju, piranha-branca e piranha-preta”. É o que afirma Sérgio Lima, professor de biologia do Departamento de Zoologia da UFRN, sobre o ataque das piranhas a dois homens que se banhavam no Rio Piranhas-Açu, na cidade de Pendências, interior do Rio Grande do Norte, no sábado (20).
Leia também:
Piranhas atacam duas pessoas em cidade no interior do Rio Grande do Norte
“O que eu acho que está acontecendo aí é que as piranhas fazem os ninhos nas plantas flutuantes, então, com isso, é o que deve está causando esses acidentes. Os pais (das piranhas) devem estar cuidando dos ovos que estão ali grudados nas plantas. Eu acredito que esses acidentes devam ter ocorrido em algum lugar que a água está muito parada, que tem muita planta, então geralmente quando a água está com muita matéria orgânica, quando recebe nutrientes vindos da plantação então tem uma grande proliferação de planta e com muito mais plantas acabam tendo mais piranha. Já vi isso acontecer no Ceará. Inclusive, em alguns lugares que eu já fui no Ceará tinha uma rede de proteção isolando a área que as pessoas podiam ficar dentro”, explica Sérgio.
“É comum que as partes atacadas sejam as extremidades. Geralmente, vai ser onde a gente vai tocar e chutar uma planta, botar a mão numa planta, então é normal esse tipo de ataque. Mas percebam que é uma espécie que pode andar em cardume, poderia ter tido dezenas de mordidas, elas são muito rápidas, né? E é uma única mordidinha, um chega para lá, só que um chega para lá que machuca”, explica.
A equipe do Ponta Negra News entrou em contato com Cristina Santiago, enfermeira e diretora do Hospital Regional de Pendências, que informou que os dois homens foram liberados no mesmo dia, após o ataque. Um foi no dedo do pé e outro na mão. Eles foram recebidos pela equipe de plantão, por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que os receberam e fizeram os curativos.
Prefeitura emite nota
A prefeitura do município de Pendências (RN), distante 203 quilômetros de Natal, divulgou uma nota de alerta nas redes sociais sobre ataque de piranhas no rio Açu. De acordo com o aviso, duas pessoas foram atacadas no sábado (20). A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Recursos Hídricos da cidade informou que tomou conhecimento dos ataques no rio, nas imediações do distrito de Porto do Carão.
Entenda o caso
Piranhas atacaram duas pessoas que estavam tomando banho no Rio Açu, em Pendências, neste sábado (20), segundo confirmou a prefeitura do município localizado no Oeste potiguar. Neste domingo (21), a Secretaria de Meio Ambiente foi informada de outro ataque no mesmo local.