A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap), notificou 795 casos possíveis de dengue no Estado durante as cinco primeiras semanas de 2024. Desse total, 38 foram descartados, 78 confirmados e os demais estão em análise. A Sesap não registrou nenhum óbito em decorrência da doença durante este período.
Sobre os casos de chikungunya, o boletim apontou 177 notificações, 15 casos descartados e 14 conformados. Já para o zika vírus foram, 48 notificações, 1 confirmado e os demais descartados. Em gestantes foram 6 notificações e uma confirmada.
As arboviroses são doenças reemergentes, transmitidas por vetores como Aedes aegypti, que dada à sua capacidade, podem transmitir uma série de agentes infecciosos virais. Existem muitas doenças transmitidas por vetores no Brasil e no Rio Grande do Norte, dentre estas se destacam a Dengue, Chikungunya e Zika. Nesse contexto, apresentamos a dinâmica epidemiológica das arboviroses no Rio Grande do Norte no período de 28/01/2024 a 05/02/2024.
Os sintomas iniciais das arboviroses podem ser semelhantes e clinicamente inespecíficos, sendo imprescindível observar a diferenciação dos sintomas para que se possa conduzir o tratamento do caso de forma adequada.