Com o registro de aumento da taxa de ocupação de leitos em todo o estado do Rio Grande do Norte e também a subida de casos Covid, representantes da sociedade e o governo do Estado do Rio Grande do Norte divulgaram nota conjunta nesta sexta-feira (29). A publicação reforça medidas preventivas no combate à pandemia.
De acordo com a plataforma Regula RN, os dados atuais mostram 46,2% de ocupação de leitos críticos no Rio Grande do Norte. 47,6% na região metropolitana, 38,6% na região Oeste e 58,3% na região do Seridó, que a poucos dias apresentava uma ocupação abaixo dos 10%. Segundo a nota, o indicador composto, parâmetro utilizado para dar cor ao mapa do RN tem mostrado o Estado mais amarelo e isso é um sinal de alerta para todos os potiguares. Além disso, está havendo, dia a dia, aumento da taxa de ocupação e do número de solicitações por leitos críticos no RegulaRN.
“Esse é o ponto mais importante em nossa discussão, devido a eficácia comprovada da vacinação. Somente com a vacina que conseguiremos atingir um patamar de controle da pandemia. Além disso, é importante ressaltar a importância do Passaporte Vacinal para acesso a ambientes e aglomerações que será a garantia de que as pessoas estejam vacinadas.”, afirma Lyane Ramalho, secretária adjunta da Sesap. A secretaria ressalta que a reunião foi feita para um novo enfrentamento. As entidades apontam que o estado está em fase da pandemia em que é evidente que o principal ponto é o aumento da cobertura vacinal, ou seja, a aplicação da segunda dose da vacina. O Rio Grande do Norte tem 206.357 pessoas que não retornaram para garantir sua segunda dose.