Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Após falas sexistas, ‘Mamãe Falei’ retira candidatura ao governo de São Paulo

Deputado Arthur do Val Foto: Alesp

O deputado estadual Arthur do Val, conhecido também por Mamãe Falei (Podemos-SP) desistiu da pré-candidatura ao governo do Estado de São Paulo. O anúncio foi feito em publicação em rede social no começo da tarde deste sábado (05.mar) após fazer comentários sexistas e preconceituosos contra mulheres ucranianas e brasileiras em áudio compartilhado a um amigo pelo WhatsApp.

Na publicação, feita no Instagram, o político achou lamentável o vazamento da conversa com amigos e pediu desculpas pela postura no áudio.

‘Não são corretos com as mulheres brasileiras, ucranianas e com todas as pessoas que depositam confiança em meu trabalho e, por isso, peço desculpas”, disse.

Ainda ressaltou na nota oficial que retirou a sua pré-candidatura ao governo de São Paulo.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Faço isso por entender que nesse momento delicado da política nacional é necessário preservar o árduo trabalho de todos aqueles que se dedicam na construção de uma terceira via. O projeto não merece que as minhas lamentáveis falas sejam utilizadas para atacá-lo’.

Áudio sexista indignou a internet; “Mamãe Falei’ confirma falas

O pré-candidato ao governo do Estado de São Paulo pelo Podemos, que estava acompanhando a situação do conflito na Ucrânia, disse por áudio enviado a um amigo pelo aplicativo WhatsApp, que as mulheres ucranianas ‘são fáceis porque são pobres’. Ele confirmou a autenticidade do áudio na manhã deste sábado (5.mar) após desembarcar no Aeroporto de Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), e disse que a fala foi num ‘momento de empolgação’ e não representa o ‘que pensa’.

“Detalhe, hein, mano, elas olham. E vou te dizer: são fáceis porque são pobres”, diz trecho inicial da conversa de conteúdo sexista.

Arthur do Val também relata que ter visto mulheres bonitas nas áreas de alfândega e conta que pretendia voltar à região assim que a guerra terminasse.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Mano, eu tô mal. Eu passei agora por quatro barreiras alfandegárias. Duas casinhas em cada país. Mano, eu juro pra você eu contei: são 12 policiais deusas. Mas deusas que você casa e faz tudo que ela quiser. Assim, eu tô mal. Eu não tenho nem palavras para expressar. Quatro dessas eram minas que você, mano, nem se te dizer, se ela cagar você limpa o cu dela com a língua. Assim que essa guerra passar vou voltar para cá.”

Além disso, Mamãe Falei fez uma comparação com as mulheres brasileiras alegando que ‘a fila da melhor balada do Brasil, não chega aos pés da fila de refugiados’.

“Só vou falar uma coisa para vocês: acabei de cruzar a fronteia a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Maluco, eu juro, eu nunca na minha vida vi nada parecido em termos de mina bonita. A fila das refugiadas? Imagina uma fila sei lá, eu tô sem palavras. Sei lá de 200 metros ou mais e só deusa. É sem noção, cara, é inacreditável, é fora de série. Se você pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui. Eu tô triste porque é inacreditável.”

Repúdio no mundo político

Pelo Twitter, a codeputada federal Monica Seixas (Psol) afirmou que encaminhará um pedido formal de explicação da viagem de Arthur do Val à Ucrânia e, por causa dos áudios, a cassação do mandato dele.

“Quebra grave de decoro, além de violência de gênero com as mulheres ucranianas”, pontuou. Vários outros políticos também criticaram as falas, na internet. Entre eles, o governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência, João Doria (PSDB), a deputada federal Bia Kicis (União-DF), o deputado Felipe Rigoni (União-ES), a deputada estadual de São Paulo Isa Pena (Psol) e o vereador de São Paulo — ex-integrante do MBL — Fernando Holiday (Novo).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Doria chamou de “inaceitável” e “vergonhoso” o posicionamento do pré-candidato do Podemos. Rigoni, por sua vez, disse que “a fala machista e preconceituosa do deputado Arthur do Val é de dar nojo”. Kicis falou ter ficado “indignada com tamanho desrespeito às mulheres ucranianas, em situação de dor pela guerra”. Isa Pena, em vídeo, afirmou que Arthur ligou para ela para saber “o quão f….. ele está” por causa dos áudios e o chamou de “inacreditável”. Já Holiday classificou as declarações do deputado como “deploráveis e injustificáveis”.

O partido no qual faz parte, o Podemos repudiou as falas e a ala feminina da agremiação política exigiu procedimento contra o deputado estadual por São Paulo.

“O Podemos Mulher reitera a indignação da nota oficial do Podemos Nacional. E considera inaceitável a violação humanitária cometida pelo deputado estadual Arthur do Val, que vai muito além do desrespeito às mulheres de todas as nacionalidades. As mulheres ucranianas têm sido alvo de violência desmedida ? são mães que se despedem de filhos, são mulheres guerreiras que defendem sua pátria ou se refugiam contra a vontade. O que não há é covardia naquelas que enfrentam os horrores da guerra. Tampouco pode haver de nossa parte: não vamos nos omitir na defesa de toda mulher, seja de onde for. Exigiremos e acompanharemos o procedimento cabível junto ao partido”, diz nota da executiva do Podemos Mulher, assinada pela presidente Márcia Pinheiro.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Carlão Pignatari (Podemos), divulgou nota de repúdio considerado a postura de seu colega de poder legislativo como algo ‘repugnante e inaceitável’. Ele diz em nota que a casa paulista vai investigar a conduta de Mamãe Falei sobre a fala sexista.

Fonte: SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

Notícias relacionadas

Política

A namorada do parlamentar paulista Arthur do Val, o Mamãe Falei (Podemos), Giulia Blagitz, publicou nas redes sociais, no final da noite de sexta-feira (04),...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO