De acordo com levantamento feito e divulgado pelo Sebrae RN no final do ano passado [2021], uma em cada três empresas, no Rio Grande do Norte (RN), é liderada por mulheres, o que representa cerca de 115.709 empresas sob o comando delas. De acordo com o Sebrae os dados foram coletados no terceiro semestre de 2021 através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
O levantamento também apresenta dados relacionados ao grau de escolaridade das empreendedoras potiguares, sendo que apenas 27% possuem nível superior completo. Os dados ainda revelam que 58% são da cor branca e 53% têm idade de até 44 anos. Outro dado relevante é que 48% dividem o tempo e as responsabilidades entre o negócio e as tarefas do lar. Já o dado mais preocupante é de que 78% delas ganham no máximo um salário mínimo.
Quando falamos à nível nacional, os estados com maior participação feminina no empreendedorismo, são: Sergipe com 39%, Ceará com 38% e Rio de Janeiro e Espírito Santo, empatados, com 37%.
*Com informações da Agência Sebrae de Notícias (ASN)