Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Chuvas acima de 200mm superam previsão para o mês inteiro no RN

Foto: Hudson Helder/AssecomRN

Mais um final de semana com chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte. De acordo com o sistema de monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), os maiores volumes acumulados, no período da manhã da sexta (11) até a manhã desta segunda-feira (14), foram em Poço Branco 228,2 mm (Agreste), Taipu 150,2 mm (Leste), Jardim do Seridó 94,2 mm (Central) e São Francisco do Oeste 125,5 mm (Oeste). As chuvas foram provocadas pela atuação da Zona de Convergência Intertropical que segue atuando no Nordeste, favorecendo a ocorrência de precipitações em todo o RN.

O sistema destaca que só no sábado (12), choveu 211.6mm no município de Poço Branco e 145 mm em Taipu, localizados nas regiões Agreste e Central, respectivamente. Os acumulados superam a média de chuvas previstas para o mês inteiro nesses locais.

“Com as recentes chuvas, o município de Poço Branco registrou em todo 2022, o acumulado de 604.6mm, apresentando chuvas acima da média em todos os meses deste ano. Em Campo Grande choveu acima e 500 mm; Taipu e Encanto, apresentam volumes de chuvas acumuladas no mês de março acima da média esperada para o período”, comentou o chefe da unidade de Meteorologia, Gilmar Bristot.

O segundo boletim pluviométrico publicado nesta segunda-feira (14), às 09h15, registrou a ocorrência de chuvas em 113 postos de monitoramento. O boletim pluviométrico completo pode ser acessado no site emparn.rn.gov.br, menu Meteorologia.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A previsão para o trimestre março, abril e maio de 2022, divulgada no final de 23 de fevereiro, em Reunião de Análise e Previsão Climática para o semiárido nordestino, é ocorrência de chuvas variando de nível normal a acima do normal no RN. “O cenário encontra-se favorável para se confirmar a previsão anunciada”, disse Bristot.

A temperatura para essa semana, no Litoral, será em torno dos 24°C, nas madrugadas, chegando a máxima dos 32°C durante as tardes. Já no interior, as temperaturas devem variar entre 22°C e 34°C.

Expectativa do agricultor para o Dia de São José

No próximo sábado (19), se comemora o Dia de São José. Segundo a crença predominante entre os agricultores, quando ocorrem chuvas nesta data, é sinal de bonanza e fartura na colheita. A origem da crença decorre do catolicismo que conta que São José, o pai de Jesus, era um trabalhador do campo.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

De acordo com previsão da Emparn, os agricultores potiguares podem ficar otimistas, pois a previsão é de céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com ocorrência de chuva em diversas regiões do RN, como Seridó, Vale do Açu e Mossoró. Confira abaixo a previsão da semana.

Confira a previsão para os próximos dias:

14/03/22 – segunda-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com ocorrência de chuva no Litoral, Vale do Açu, Seridó e Alto Oeste.
15/03/22 – terça-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.
16/03/22 – quarta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.
17/03/22 – quinta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.
18/03/22 – sexta-feira – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.
19/03/22 – sábado – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com ocorrência de chuva no Seridó, Vale do Açu e Mossoró.
20/03/22 – domingo – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões, exceto o Litoral (céu parcialmente nublado a claro).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, de perigo potencial de chuvas, para Natal e outras 61 cidades do Rio Grande...

Chuvas no RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou nesse domingo (9) aviso sobre a possibilidade de novas chuvas no estado entre a próxima...

Cidades

O Gabinete de Crise da Prefeitura de Natal se reuniu na manhã desta terça-feira (4), no Palácio Felipe Camarão, para avaliar os estragos causados...

Cidades

A manhã da quarta-feira (5) deve ser chuvas na capital potiguar e em outras cidades do Rio Grande do Norte. O Instituto Nacional de...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO