Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

IFRN retoma 100% ao sistema de aula presencial

Após exatos dois anos desde as suspensões das atividades presenciais, em razão da pandemia da Covid-19, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) retomou no início de março de 2022 os 100% de presencialidade das aulas e atividades administrativas na maioria dos seus campi e na Reitoria.

Nas últimas semanas, as unidades de ensino do Instituto anunciaram em que fase do retorno à presencialidade estão. Dos 21 campi, 18 avançaram para a Fase 4, ou fase final, em que há 100% da ocupação de salas, desde que o número de leitos para tratamento da Covid-19 esteja inferior a 30%. As unidades João Câmara, Macau e Natal-Central irão aderir à Fase 4 no início do primeiro semestre letivo de 2022, previsto para o dia 28 de abril.

A ação ocorre com base na Resolução nº 50/2021 do Conselho Superior (Consup) do IFRN e na Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 90, de setembro de 2021, que estabelece as condições e orientações para o retorno gradual e seguro à presencialidade. O cronograma foi iniciado em novembro de 2021.

O reitor e as expectativas para o novo

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O reitor do IFRN, professor José Arnóbio, relembra o dia 17 de março de 2020, quando o Instituto suspendeu a realização de suas atividades de forma presencial. “Num primeiro momento, muitas dúvidas; a gente acreditava que iriam ser 15 dias, depois disso, a gente voltaria à normalidade. Depois, a gente viu que essa não seria a realidade que teríamos que continuar. Em outro momento, a gente teve a necessidade de reformar toda a oferta do ensino na nossa instituição. Para a nossa surpresa e infelicidade, esse processo não durou quinze dias. Durou dois anos”.

A partir daí, surgiu o que Arnóbio caracteriza como “o grande desafio”: continuar a dar assistência à comunidade acadêmica, com as condições necessárias para a preservação da vida – em uma realidade ainda sem vacina contra o vírus. O gestor, todavia, comemora o avanço das fases de retorno: “desde novembro de 2021, a instituição retoma as atividades presenciais. Começou com 30% depois,75% e, hoje, quase todos os campi do Instituto estão trabalhando com 100% de presencialidade. Espero, sinceramente, que a gente possa voltar à normalidade da nossa Instituição, onde a gente possa não só ter acesso aos conteúdos e aos conhecimentos produzidos sistematicamente pela humanidade, mas o contato com cada um e com cada uma e a possibilidade do retorno de atividades esportivas, culturais e políticas possam fazer parte do nosso cotidiano”, declarou.
Arnóbio finalizou revelando o que espera para o semestre letivo 2022.1, que inicia no final de abril e quando todos os campi da Instituição deverão estar com todas as suas atividades de forma presencial: “se, durante os anos de 2020, 2021 e uma parte de 2022, nós tivemos muita apreensão e muita tristeza, a minha expectativa é que o ano 2022 venha com muita alegria, com muita energia. Acredito que com o trabalho coletivo feito pelos diretores-gerais, pela equipe sistêmica da Reitoria, pelo envolvimento dos alunos, e pelo envolvimento dos pais, a gente possa a voltar à normalidade institucional, no Ensino, na Pesquisa, na Extensão e nas demais atividades que acontecem no IFRN”.

Notícias relacionadas

Brasil

Um médico residente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi sequestrado, mantido como refém por uma quadrilha armada durante 24 horas e libertado após...

Cidades

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) continua com inscrições abertas para o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC) 2024. É...

Cidades

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) anunciou nesta segunda-feira (27), a publicação do Edital nº 13/2024,...

Política

O plenário da Câmara Municipal de Natal realizou audiência pública, na quinta-feira (16), para discutir a greve nas universidades e institutos federais, que já...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO