A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) instalou neste fim de março mais um ponto de atendimento para as pessoas que precisam da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV. Agora, além dos Serviços de Assistência Especializada (SAE) nos hospitais Giselda Trigueiro, em Natal, e Rafael Fernandes, em Mossoró, os usuários passam também a ter acesso em Caicó, na IV Região de Saúde.
A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é um método de prevenção à infecção pelo HIV. Consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV, ou seja, o indivíduo se prepara antes de ter uma relação sexual de risco para o HIV.
Funcionamento da medicação
A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. “A PrEP só tem efeito se você tomar o medicamento todos os dias. Caso contrário, pode não haver concentração suficiente das substâncias ativas em sua corrente sanguínea para bloquear o vírus”, lembra Gislainhy Pires, responsável técnica do Programa Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais.
Quem pode fazer uso
A PrEP não é indicada para todas as pessoas. Ela é voltada para aquelas que tenham maior risco de entrar em contato com o HIV, como as seguintes populações:
Gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH);
Pessoas trans;
Trabalhadores(as) do sexo.
E, além disso, se você:
Frequentemente deixa de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais);
Tem relações sexuais, sem camisinha, com alguém que seja HIV positivo e que não esteja em tratamento;
Faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV);
Apresenta episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Serviços PrEP no Rio Grande do Norte
SAE Giselda Trigueiro
Endereço: Rua Cônego Monte, 110 – Quintas – Natal
SAE Hospital Rafael Fernandes
Endereço: Rua Juvenal Lamartine, 03 – Santo Antônio – Mossoró
SAE Caicó
Endereço: Avenida Coronel Martiniano, 1535 – Penedo – Caicó