Muitos potiguares têm dúvidas sobre como é feita a emissão do Registro Geral (RG) no estado do Rio Grande do Norte (RN). ‘’Precisa agendar para poder pegar a identidade? Eu já fui lá fazer uma nova e a moça disse que eram até 15 dias úteis’”. ‘’Não é possível agendar para fazer o RG em Natal no site. O que está acontecendo???? “. “Como posso saber se já chegou antes de fazer a viagem para ir buscar? “. “O site de agendamento funciona para Natal?’’ Esses são alguns dos principais questionamentos e comentários publicados pelas pessoas.
Para esclarecer as dúvidas, o portal Ponta Negra News traz matéria especial com orientações do Instituto Técnico e Científico de Perícia (Itep).
Como é feito o agendamento
O agendamento é feito pelo site agendamento.itep.rn.gov.br que abre sempre a partir da quinta-feira às 00h00, com vagas para a semana seguinte. Então é importante ficar atento a hora para conseguir vaga em Natal e região, pois estas são as vagas que acabam mais rápido.
O prazo de recebimento da carteira de identidade é de até 30 dias. O cidadão será informado quando o seu RG Biométrico chegar e poderá retirá-lo na Central onde foi atendido, o acompanhamento da chegada da carteira é feito no site através do número de protocolo recebido no atendimento.
As centrais que já estão com RG Biométrico não emitem imediatamente, (apenas o município de São José de Mipibu efetua a identidade na hora), mas somente através do agendamento no site.
Segundo o ITEP, ainda esse ano aquela identidade antiga não será mais confeccionada. As pessoas precisarão se adaptar em não receber mais no dia.
O que acontece é que os potiguares agora possuem um novo acesso ao sistema de emissão de identidade, que é mais moderno e seguro, e com esta novidade é necessário que os cidadãos se adaptem a era digital. Inicialmente disponível nas Centrais do Cidadão de Natal, o RG Biométrico traz uma série de modificações desde o atendimento, até a inclusão de mais informações no documento e o pós-atendimento.
Uma das mudanças é que não é mais necessário sujar o dedo para coletar as digitais e levar foto 3×4, tudo é feito de forma digital.
Na nova identidade também existem espaços para a colocação de informações para a Pessoa Com Deficiência (com documentação comprobatória) e o Nome Social (após preencher o requerimento);- Para uma maior segurança, após o atendimento na Central do Cidadão, as informações passam por uma conferência minuciosa de um setor específico do Itep – evitando fraudes – para só então o RG começar a ser confeccionado.
Além do número do RG antigo (para segunda via), comprovante de residência e Certidão de Casamento ou Nascimento – todos esses são obrigatórios – você também pode levar as seguintes informações adicionais (desde que tenham documentos originais comprobatórios ou cópias autenticadas) que poderão ser incluídas em seu RG Biométrico: CNH, Título de Eleitor, Cartão do SUS, Tipo Sanguíneo, CTPS, PIS/PASEP, Alergias, DNI, Carteiras Funcionais e Certificado de Reservista.
Emissão gratuita
- Primeira via;
- Pessoas que tiveram o documento furtado ou roubado e que tenham um BO de até 30 dias.