Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Internacional

Cresce em 30% número de brasileiros no exterior, veja como tirar a cidadania

Getty images

O número de brasileiros residindo no exterior cresceu 36% nos últimos dez anos, de acordo com os mais recentes dados do Ministério das Relações Exteriores. São, assim, mais de 4,2 milhões de pessoas vivendo fora do Brasil. Não à toa indicadores apontam para um aumento na busca pela obtenção de cidadania estrangeira. Um processo que é por natureza burocrático e exige planejamento, mas que encontra um grande aliado nas soluções em tecnologia da informação (TI).

Uma das fontes mais procuradas por quem está atrás da dupla cidadania é o Arquivo Público do Estado de São Paulo. Afinal, a instituição guarda os registros de imigrantes que desembarcaram no Porto de Santos. Pelo terminal portuário santista, chegaram a maioria dos europeus e asiáticos que se estabeleceram no Brasil a partir do século XIX.

Mas, além dos documentos que comprovam a imigração dos ancestrais, a pessoa que pleiteia cidadania estrangeira também deve providenciar outros documentos, registrados a partir da permanência desses ancestrais em terra brasileira. Isso sem falar nos documentos do próprio requerente da cidadania externa. Nesse momento a disponibilidade de plataformas digitais que auxiliam na obtenção e envio de documentos é decisiva para tornar o processo mais ágil, menos oneroso e, principalmente, menos desgastante.

A Central das Certidões é um serviço digital da Leme Inteligência Forense, empresa com sede no Paraná, que disponibiliza certidões registradas em mais de 12 mil cartórios do país. De acordo com levantamento do Colégio Notarial do Brasil, os cartórios brasileiros emitiram em 2021 em torno de 693 mil certidões para quem busca conseguir a dupla cidadania, mais do que o dobro das 299,5 mil de 2020.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Passos
Dicas do gerente de produto e inovação da Central das Certidões sobre como proceder para tirar a cidadania estrangeira:

1.Planejar. Não é um processo rápido – a obtenção da dupla cidadania pode levar até dois anos. Então, é preciso prever esse tempo e estabelecer passos e cronogramas para evitar retrabalhos e desperdícios.
2. Informar-se. Verificar com as fontes oficiais sobre os documentos exigidos pelo país do qual a pessoa pretende se tornar cidadã. As regras variam de local para local.
3. Elaborar árvore genealógica. Além de identificar com precisão a ancestralidade, o mapeamento facilita o processo de busca por documentos.
4. Avaliar e decidir se vai conduzir os trâmites por conta própria ou contratar alguém.
5. Iniciar o processo. Nessa etapa, plataformas como as da Central das Certidões são recursos para aliviar a burocracia e agilizar o andamento da emissão de documentos.

OUTRAS INFORMAÇÕES
Sobre a plataforma da Central das Certidões:
https://centraldascertidoes.com.br/

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, foi demitido no fim da tarde desta sexta-feira (06) após uma reunião do governo no...

Internacional

Estrangeiros com residência em Portugal terão mais facilidade para conseguir a cidadania a partir desta segunda-feira (1º). Isso porque passou a vigorar hoje uma...

Social

A presidente do Sistema Ponta Negra de Comunicação, Mirian de Souza,  e a CEO do sistema, Micarla de Souza, participaram de uma solenidade que...

Cidades

O projeto o Participa Natal nos Bairros, idealizado pela  Prefeitura do Natal, chegará ao bairro de Felipe Camarão neste sábado (11). A Inciativa visa...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO