Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Semtas faz panfletagem sobre o combate ao abuso e exploração sexual

Foto: Semtas

O mês de maio é nacionalmente conhecido como Maio Laranja, mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. No mês alusivo ao Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal do Trabalho e  Assistência Social (Semtas) realizou na quarta-feira(18) panfletagem na  calçada do Midway Mall para levar conhecimento à população em como identificar e denunciar estes crimes.

O objetivo da ação foi mobilizar a população que passava pelo local com ferramentas educativas contra a exploração de crianças e adolescentes. Estiveram presentes serviços e instituições que trabalham com a defesa do direito desse público, com abordagens, panfletagem e falas educativas e de reflexão sobre o tema, além de uma apresentação artística. A atividade foi realizada por meio do Departamento de Proteção Social Especial e Média Complexidade, além do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), equipe do programa de erradicação do trabalho infantil (PETI) e Rede de Proteção e Garantia de Direitos.

Havendo qualquer suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também para os Conselhos Tutelares espalhados nas quatro zonas de natal ou acionar o 190 – Polícia Militar. O sigilo é garantido, e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móveis.

Seminário 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Nesta quinta-feira (19), a Semtas promoveu seminário Faça Bonito, com o tema: Proteção e Articulação em rede no atendimento às Crianças e Adolescentes vítimas de violência sexual.  O evento contou com diversas autoridades locais no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante a semana foram realizadas diversas ações em prol da causa, que teve como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade para participar do combate.

Por que  18 de maio?

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há mais de 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Dessa forma, o objetivo da data é provocar a mobilização, sensibilização e informar toda a sociedade que precisa participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É dever do poder público ampliar e fortalecer as condições protetivas dessa população, a fim de garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (21), a 24ª e a 25ª fases da Operação Uiraçu, com o objetivo de combater o...

Polícia

A Operação Tutela foi deflagrada nesta segunda-feira (12) pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em conjunto com o Conselho Tutelar de Tibau...

Brasil

A Lei 15.280, sancionada pelo presidente Lula na segunda-feira (8), endurece penas para crimes contra a dignidade sexual de pessoas vulneráveis. A norma altera...

Polícia

Policiais civis da 27ª Delegacia de Polícia de Monte Alegre, com apoio do 1º Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ), cumpriram nesta quarta-feira (3) um...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO