Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Entretenimento

Azol expõe O Sertão Virou Mar na Pinacoteca do Estado

A árida paisagem do sertão nordestino é a inspiração do artista multimídia natalense Azol para compor seu universo pictórico que ora se revela na exposição O Sertão Virou Mar. Ao empregar uma variedade de plataformas a favor da criatividade, o artista recorre a linguagens distintas para revelar um sertão mágico e deslumbrante.

Por meio de fotomontagens, pinturas, instalação e videoarte, Azol vislumbra um mundo utópico na exposição que será aberta ao público, no dia 24 de maio, às 19 horas, na Pinacoteca do Estado. Serão expostas 43 fotomontagens digitais e 10 pinturas, além de três trabalhos de videoarte, uma instalação e um vídeo com depoimentos do artista e do curador Marcus Lontra.

Radicado em São Paulo há 30 anos, o potiguar tem o sertão no DNA, enraizado em seus antepassados, oriundos da região. O sertão é tema recorrente de seus trabalhos e já inspirou muitas telas. Rendeu um acervo com mais de 6.000 fotografias registradas em duas longas incursões pela rota do cangaço, quando realizou laboratórios e pesquisas.

Há alguns anos, o artista fez uma curadoria que resultou numa seleção de 60 fotos, matriz para suas primeiras fotomontagens, que unem fotografia e pintura, com o intuito de introduzir elementos dramáticos à narrativa, gerando imagens que remetem ao realismo poético. Instigado pelo historiador e curador Marcus Lontra, concebeu a exposição O Sertão Virou Mar.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Ofereço um estimulo ao observador, que o faz embarcar numa jornada para o sublime. O mar é uma metáfora utópica para a criação de um sertão que é o contraponto da sua realidade. As fotografias produzidas apresentam fragmentos do real, se impregnam de múltiplos significados e sentimentos, tornam-se plurais, transformadas pela provocação que se faz à imaginação. A rudeza e a aspereza dos ambientes registrados são transformadas em novas realidades, aquelas que, em nosso inconsciente, as chuvas poderiam revelar: abundância, esperança, fertilidade. O mar é água, é a força transformadora do sertão; isso nos convoca à construção de uma possível existência”, registra Azol.

Nessa série de fotomontagens, a sobreposição das duas linguagens foi combinada com a utilização de multicamadas de filtros. “A técnica usada é a colagem digital. Fiz a fusão dos arquivos de fotos com arquivos de fotos das pinturas e fui manipulando as imagens. O processo é demorado. Foram meses de tentativas e erros, até chegar a um resultado satisfatório”, esclarece o artista.

O horizonte que se estende na fronteira entre ficção e realidade, explora situações que provocam a distorção dos cenários, gerando uma representação excêntrica que amplia as percepções. As diferentes leis que regem esse mundo novo são aceitas pelos olhos da realidade óbvia do ser humano, convidando o observador a explorar suas próprias fantasias e sonhos.

Serviço:  

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O Sertão Virou Mar – Azol apresenta exposição multimídia com série de fotomontagens, pinturas, instalação e projeção de videoarte.

Abertura: dia 24 de maio, terça-feira, às 19h  

Período: 24 de maio a 24 julho de 2022.

Curadoria: Marcus Lontra.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte.

Endereço: Praça 7 de Setembro, nº 461.

Visitação: 

Terça a Sexta, de 08h às 17h.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Sábado e Domingo, de 10h às 16h.

Entrada gratuita.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você já deixou de comprar algum produto por causa do aumento no preço?

Notícias relacionadas

Cidades

A primeira edição da Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes) acontece até este domingo (19). A feira é realizada no Centro...

Entretenimento

Para quem está a procura de uma programação neste final de semana em Natal, o portal Ponta Negra News traz diversas opções diferentes como...

Brasil

O Museu Câmara Cascudo (MCC) volta a permitir a entrada de visitantes sem agendamento prévio a partir desta terça-feira (19). A restrição estava em...

Sem categoria

O presidente da República, Jair Bolsonaro, vetou hoje (6) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 73/2021, que repassaria R$ 3,86 bilhões do Fundo Nacional de Cultura...

Publicidade

Copyright © 2021 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO