Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Maio Roxo: atenção aos sintomas das doenças inflamatórias intestinais

Marcos Santos/USP Imagens

Maio Roxo é o mês de atenção aos sintomas das doenças inflamatórias intestinais (DII) como diarreia crônica, cólica abdominal, perda de sangue das fezes e emagrecimento. Esses sinais acometem cerca de 5 milhões de pessoas ao redor do mundo e no Brasil, as doenças mais comuns são a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa.

A campanha neste mês é para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento correto para uma maior qualidade de vida dos pacientes. Em 19 de maio é celebrado o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal.

A causa das doenças inflamatórias intestinais ainda é desconhecida. São doenças de longa duração e não desaparecem por completo. Além disso, o diagnóstico não é simples pois requer uma série de exames como endoscopias, exames laboratoriais e radiológicos. Além do trato intestinal, as DII podem gerar feridas na boca, erupções cutâneas e pedras nos rins.

Entenda um pouco mais sobre as duas doenças do tipo mais comuns nos brasileiros:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Doença de Crohn

Ela pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal (da boca ao ânus). Mesmo com tratamento, o paciente ainda pode apresentar alguns surtos de dores, mas também há períodos sem nenhum sintoma.

Colite Ulcerativa 

Ocorre no intestino grosso ou no reto e é diagnosticada em adolescentes e adultos jovens. Os sintomas incluem diarreia e dor abdominal e a doença é mais comum em homens do que em mulheres.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você já deixou de comprar algum produto por causa do aumento no preço?

Notícias relacionadas

Publicidade

Copyright © 2021 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO