Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Internacional

Putin diz que Rússia está pronta para resolver crise de alimentos

Foto: Reuters

O presidente russo, Vladimir Putin, disse ao primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, por telefone, nesta quinta-feira, que a Rússia está pronta para ajudar a aliviar a crise internacional de alimentos, mas apenas se o Ocidente suspender as sanções impostas contra o país, anunciou o Kremlin. 

“Vladimir Putin enfatizou que a Federação Russa está pronta para fazer uma contribuição significativa para superar a crise alimentar, com a exportação de grãos e fertilizantes, uma vez que as restrições com motivações políticas do Ocidente sejam suspensas”, disse o governo russo em nota.

A Ucrânia descreveu a posição russa como “chantagem”, e a secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, disse na quinta-feira que Putin está “tentando fazer o mundo de refém” ao tentar dar um caráter bélico à crise alimentar criada por sua guerra contra a Ucrânia.

O bloqueio da Rússia aos portos ucranianos impede que o país exporte grãos, produtos que ambos os países são grandes exportadores. A Rússia acusa a Ucrânia de minar seus portos.

O conflito abastece uma crise global de alimentos fazendo disparar os preços de grãos, óleos de cozinha, combustíveis e fertilizantes.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Separadamente, o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que embarcações civis agora podem utilizar em segurança o porto de Mariupol, no Mar de Azov, na Ucrânia, completamente controlado pelos russos desde semana passada, quando combatentes ucranianos se renderam na usina siderúrgica de Azovstal.

Segundo o ministério, o perigo das minas em torno do porto de Mariupol já foi eliminado.

Com informações da Reuters

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Mundo

  As autoridades da Indonésia emitiram um alerta de tsunami, depois que um vulcão entrou em erupção ao menos cinco vezes na província de...

Mundo

Ao menos 10 pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas em um ataque russo na cidade de Chernihiv, no norte da Ucrânia, na manhã desta quarta-feira (17)....

Mundo

Na segunda-feira (15) inicia o julgamento de um dos quatro processos criminais nos quais o ex-presidente Donald Trump está envolvido. O foco inicial foi...

Mundo

A rede social X (antigo Twitter) é alvo de uma Ação Coletiva Estrutural feita, nessa quarta-feira (10), pelo Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) e pelo...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO