O Ministério da Saúde confirmou, na noite de domingo (12.jun), a terceira infecção pela varíola dos macacos no Brasil. O caso, que estava em monitoramento desde o dia 27 de maio, trata-se de um homem de 51 anos que desembarcou em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, após viagem a Portugal.
Segundo informado pela pasta, o homem procurou atendimento médico no último dia 19 e novamente no dia 23 de maio, mas nega ter tido contato com outros infectados pela doença no continente europeu. Ele segue em isolamento domiciliar, junto com as pessoas com quem teve contato no Brasil, e está sendo monitorado por autoridades sanitárias.
“As medidas de controle foram adotadas de imediato, como isolamento e rastreamento de contatos em voo internacional com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Estão em investigação os contatos para orientações e monitoramento”, informou a Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul.
No total, o Brasil possui três casos confirmados da varíola dos macacos, sendo dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul, enquanto outros seis casos suspeitos estão sob investigação. Todos seguem isolados e em monitoramento. Já no mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) notificada mais de mil infecções pela doença.
SBT News






















































