Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Entretenimento

Sistema eleitoral brasileiro é tema de livro escrito pelo Ministro Luis Felipe Salomão

Divulgação / Editora Almedina Brasil

O desinteresse generalizado dos brasileiros por política tem origem na ausência de entendimento sobre como funciona a escolha dos representantes. Esta é a conclusão de um estudo elaborado pelo Instituto DataSenado, divulgado em março de 2022. Para promover a educação política e desmistificar os trâmites eleitorais no Brasil, o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luis Felipe Salomão, e o juiz Daniel Vargas lançam o livro Eleições Brasileiras. O título integra a coleção MyNews Explica!, da editora Almedina Brasil.

Com uma narrativa leve, a obra relaciona o desenvolvimento social e as evoluções do sistema eleitoral no Brasil. Para isso, os autores têm como ponto de partida o princípio de que o voto reflete o modo de pensar dos cidadãos e resulta em escolhas que afetam o coletivo. De maneira educativa, o Ministro Salomão e o juíz Vargas resgatam momentos marcantes da democracia como a origem do sufrágio popular, as diferenças e semelhanças com outros sistemas no mundo e a participação feminina na política.

A partir da experiência jurídica dos autores, o leitor entenderá como funcionam os preparativos para o pleito e conhecerá os efeitos da revolução tecnológica nas disputas. Isso tudo com uma linguagem acessível, que permite a ampla compreensão dos conceitos relacionados à escolha de representantes em todas as esferas políticas do país. Eleições Brasileiras se destaca como uma ferramenta para que mais eleitores dominem o assunto e tenham recursos para exercer a cidadania de forma ativa e consciente.

A coleção MyNews Explica! é fruto da parceria entre a editora Almedina Brasil e o My News, veículo de jornalismo independente brasileiro. Criado como canal do YouTube em 2018, a rede ganhou reconhecimento em 2020 como uma das 10 melhores do Brasil na categoria vídeo do prêmio + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. Também disponível como portal, o canal segue a missão de oferecer informações bem apuradas e análises de qualidade pautadas na diversidade de ideias.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ficha técnica

Livro: MyNews Explica – Eleições Brasileiras
Autores: Luis Felipe Salomão e Daniel Vianna Vargas
Editora: Editora Almedina Brasil, selo Edições 70
ISBN: 9788562938726
Páginas: 138
Onde encontrar: Editora AlmedinaAmazon

Sobre os autores

Luis Felipe Salomão é Ministro do Superior Tribunal de Justiça. Foi Ministro do Tribunal Superior Eleitoral e CorregedorGeral da Justiça Eleitoral. Foi Promotor de Justiça/SP, Juiz de Direito e Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Professor emérito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e da Escola Paulista da Magistratura. Doutor honoris causa em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade Candido Mendes. Professor honoris causa da Escola Superior da Advocacia/RJ.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Daniel Vianna Vargas é Doutor e Mestre em Direito Processual pela UERJ (2021), Mestre em Direito Penal e Ciências Criminais pela Universidade de Barcelona e Universidade Pompeu Fabra (Espanha). Juiz de Direito do TJRJ, aprovado em 1º lugar no XXXVI Concurso. Professor e Coordenador de cursos de aperfeiçoamento de magistrados (EMERJ, ENFAM, EJUSE, EMARF) e de cursos de extensão em Processo Civil na EMERJ. Ex-Juiz Auxiliar do TSE (2019-2021). Juiz Instrutor na Corte Especial do STJ (2021-2022)

Notícias relacionadas

Educação

No Dia Nacional do Livro Didático, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer celebra os números do ciclo...

Governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que inclui o nome do ex-senador Abdias do Nascimento no Livro dos Heróis...

Cultura

Nesta segunda-feira (7), o escritor e gestor cultural Dácio Galvão lança o livro Texturas, e recebe a Medalha Patrono Padre Miguelinho a mais elevada...

Cultura

O 2º livro infantil potiguar, “Malu, cadê você?”, da publicitária Fernanda Martins, é lançado nesta sexta-feira (26). As crianças e famílias que leram o...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO