Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Entretenimento

Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte apresenta “Especial Música Brasileira”

Foto: Divulgação

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN, através do projeto Movimento Sinfônico apresenta, no Teatro Alberto Maranhão – TAM, na quinta-feira (30), a partir das 19h30, o “Especial Música Brasileira”. A regência será do maestro Linus Lerner (BRA/EUA), e participação da pianista Olinda Allessandrini (BRA), considerada uma das mais versáteis pianistas brasileiras.

Com diversas premiações ao longo de sua carreira, Olinda possui álbuns inteiramente dedicados a obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Araújo Vianna, além dos trabalhos “Panorama Brasileiro”, “Valsas”, “pamPiano”, “Ébano e Marfim”, “Um piano na Esquina”, com obras de vários compositores. E participou de tantos outros ao longo de sua jornada, incluindo uma gravação ao vivo do concerto de 24 de março de 1999, na Filarmônica de Berlim, como solista com a Orquestra Sinfônica Jovem de Charlottenburg, sob a regência de E. Mentges. Suas atividades incluem apresentações ao vivo, gravações, programas de rádios, atividades pedagógicas, colaboração em livros editados e jornais. Sem dúvida, Olinda Allessandrini irá abrilhantar o concerto, junto a OSRN.

Repertório

Para o repertório da noite, ao desatar das cortinas, a Abertura da Ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes, que foi estreada em 1870, “obtendo sucesso tremendo”, comenta Linus Lerner e explica “essa ópera colocou o primeiro compositor brasileiro em projeção internacional e é baseada no mesmo tempo de ‘O Guarani’, de José de Alencar, com reverência a cultura ancestral indígena”. Além da conexão também com o próprio TAM, incialmente chamado de Teatro Carlos Gomes.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Seguindo o programa, o público vai poder ouvir a “Rapsódia Nazaretheana”, uma composição livre, com vários chorinhos, a partir das obras de Ernesto Nazareth – Alfred Hüllsberg. “Para essa, nós teremos a grande pianista, Olinda Allessandrini, ao qual já tive o prazer de tocar em um festival de Gramado, no Rio Grande do Sul”, apresenta o maestro Linus. A peça “Mourão”, de Guerra Peixe, compositor influenciado pela cultura nordestina e que expressava em suas obras essa vertente, também ecoará seus tons pelo Teatro, uma maneira de homenagear os festejos juninos.

Após, a OSRN interpreta Heitor Villa-Lobos, nas “Bachianas Brasileiras No.4”, uma suíte em quatro movimentos: Prelúdio (Introdução), Coral (Canto do Sertão), Ária (Cantiga), Dança (Miudinho). E, por fim, “Batuque – Série Brasileira”, de Alberto Nepomuceno. “É uma peça importante no cenário da música nacional, porque ela foi composta antes da abolição da escravatura e justamente estava colocando uma dança dos negros dentro da música erudita, ou seja, já fazendo uma reverência a importância da cultura negra no e do Brasil”, assimila Linus Lerner.

Também, no mesmo dia – 30 de junho, às 14h, a orquestra recebe uma turma de jovens dentro do “Programa Formação”. O ensaio aberto faz parte das ações formativas do projeto Movimento Sinfônico. Uma atividade que busca ampliar o acesso a formação artística para jovens do RN. Dedicado ao público de 13 a 17 anos, as instituições podem se inscrever para participar, através de solicitação prévia pelo email: orquestrasinfonicarn@gmail.com.

Ingressos Gratuitos

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Os ingressos serão distribuídos gratuitamente ao público através de inscrição antecipada. E, diante a capacidade de 600 lugares do Teatro Alberto Maranhão, as vagas são limitadas. Os interessados precisam realizar cadastro através da plataforma oficial do Sympla, a partir do dia 27 (segunda-feira). O voucher terá valor de ingresso para assistir ao concerto no TAM, chegando até às 19h (no dia 30 de junho). É importante que o público se atente ao horário de validade do voucher, pois, a partir das 19h – do dia do espetáculo – os ingressos remanescentes serão distribuídos na bilheteria do TAM, por ordem de chegada do público que apostar na ausência daqueles que não utilizarem seus vouchers. Em caso de ingressos remanescentes, a distribuição se dará por ordem de chegada (das 19h às 19h30), na bilheteria do Teatro Alberto Maranhão.

Notícias relacionadas

Saúde

Os servidores da saúde do Rio Grande do Norte decidiram suspender a greve nesta quinta-feira (25), após 23 dias de paralisação. Em Assembleia no...

Saúde

Os servidores estaduais da saúde do Rio Grande do Norte avaliam a proposta do governo em Assembleia, no auditório do Sindicato dos Bancários, nesta...

Polícia

“Ele está afastado desde o ano passado (do trabalho)”, é o que alega a defesa do servidor do Tribunal de Justiça, João Batista Carvalho...

Cidades

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, acompanhado por autoridades municipais e representantes da construtora 2MS, participou de uma reunião na Centralizadora...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO