Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Varíola dos macacos: OMS considera “preocupante” situação da doença no Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta 3ª feira (26.jul), que a situação da varíola dos macacos no Brasil é preocupante. Em todo o país, já foram confirmados 868 casos da doença. A maioria deles foi registrado em São Paulo (637), seguido por Rio de Janeiro (115) e Minas Gerais (44).

Os números fizeram a OMS voltar sua atenção para o território brasileiro, cujo número total de infecções pode estar defasado por uma possível subnotificação. Transmitida por contato físico, a doença tem como sintomas: dores e cabeça e nas articulações e erupções na pele.

O Ministério da Saúde negocia, agora, a compra de 50 mil doses de vacina e de testes para a doença junto à Organização Panamericana de Saúde, a OPAS. O público-alvo também já está definido. “Profissionais da saúde, trabalhadores da saúde, principalmente os que manipulam as amostras biológicas ao realizar os exames, e obviamente os contactantes dos pacientes infectados”, sinalizou o secretário de Vigilância Sanitária da pasta, Arnaldo Medeiros.

Atualmente, há 4 laboratórios de referência para o diagnóstico da doença no país, incluindo a Fundação Oswaldo Crus, no Rio de Janeiro. O teste só é realizado após avaliação médica em pacientes que apresentem sintomas ou em pessoas que tenham mantido contato com pessoas infectadas.

Para o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, somente testes em larga escala poderão conter o avanço da doença no país. “Seja feito o mais rápido possível para que não fiquemos à espera de confirmação dos casos; e pessoas contaminadas, sem saber ou sem confirmar se estão realmente com varíola, transmitindo para outras pessoas”, observa Kfouri.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Números

No Brasil, o maior número de casos está em São Paulo, com 595 infecções confirmadas. No Rio de Janeiro, são 109 pessoas com a doença, em seguida estão: Minas Gerais (42), Distrito Federal (13), Paraná (19), Goiás (16), Bahia (3), Ceará (2), Rio Grande do Sul (3), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Pernambuco (3), Mato Grosso do Sul (1) e Santa Catarina (3).

Fonte: SBT News

Notícias relacionadas

Polícia

Furtos e roubos de pick-ups cresceram 12,2%, enquanto os automóveis tiveram alta de 3% no ano passado, em comparação a 2024. É o que diz o balanço divulgado...

Saúde

Vírus Nipah não representa ameaça à população brasileira, segundo informou o Ministério da Saúde neste domingo (1). A pasta esclareceu que os dois casos...

Esportes

A Copa América de Futsal chega ao seu momento decisivo neste domingo (1), quando Brasil e Argentina se enfrentam na grande final da competição....

Cidades

A Prefeitura do Natal promoveu a segunda de três audiências públicas para apresentar e discutir o Projeto de Urbanização e Paisagismo da Orla de...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO