Nos últimos dias, o aumento de denúncias de importunação sexual e estupro no RN chama atenção da população. Nas redes sociais, inúmeras denúncias e conteúdos são compartilhados entre os usuários. No dia 25 de julho deste ano, a Polícia Militar foi acionada e realizou buscas para localizar e identificar um suspeito de importunação sexual contra criança de 11 anos dentro de loja em um shopping da Zona Sul de Natal (RN). Dois dias após, um homem de 50 anos identificado como João Batista Reinaldo foi preso suspeito de importunação sexual e oferecer dinheiro para satisfazer sua impulsão sexual, no centro de Macaíba, Região Metropolitana. A vítima, uma adolescente de apenas 13 anos, estava na praça de alimentação de um supermercado conversando com as amigas quando tudo aconteceu. Ele acabou detido pela segurança do estabelecimento.
Outro fato que causou espanto na população potiguar foi da criança, um menino de apenas 10 anos de idade que foi obrigado a praticar atos sexuais com um homem em um banheiro do shopping mais frequentado do Estado.
De acordo com a polícia, o crime ocorreu no sábado, dia 9 de julho, por volta das 18h30. Nas imagens divulgadas pela equipe de investigação da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente de Natal (DPCA) foi possível verificar que o suspeito permaneceu trinta e dois minutos dentro do banheiro com o garoto, e que ele ainda saiu do local vestindo outra camisa. A polícia Civil conseguiu deter o suspeito no dia 29/07.
Em 12 abril, um homem foi detido após ser denunciado por importunação sexual dentro de um ônibus que faz a linha Nova Parnamirim/Ribeira. A vítima relatou que estava em pé no corredor do transporte quando notou que um homem estava “roçando” no corpo dela. O transporte estava lotado e outros passageiros também denunciaram. De acordo com a polícia, o suspeito ainda tentou se defender.
DADOS
*Fonte dos dados: SESED – Período de 01 de janeiro de 2021 a 30/06/2022
Como denunciar:
Quando a vítima sofrer um crime de sexual, é possível realizar a denúncia pela internet, na própria Delegacia Virtual da Mulher.
Para denunciar qualquer caso de violência sexual, é necessário procurar delegacias especializadas, autoridades policiais ou ligar para – Disque 100 ou 180.
A ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) dispõe site, aplicativo (Direitos Humanos Brasil), WhatsApp (61-99656-5008) e Telegram (digitar na busca) “Direitoshumanosbrasilbot”, que oferecem serviços de escuta qualificada.
No caso das crianças e adolescentes, a denúncia também pode ser realizada por meio do Aplicativo Sabe Conhecer, Aprender e Proteger.
Para dúvidas e mais informações:
gab.sndca@mdh.gov.br