Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Educação

No Bicentenário da Independência, livro detalha como o Brasil deixou de ser colônia

Celebrado em 2022, o Bicentenário da Independência do Brasil incita comemorações e também o resgate histórico do processo de separação de Portugal. Neste sentido, a editora Almedina Brasil lança E Deixou de Ser Colônia, obra coletiva organizada pelo historiador João Paulo Pimenta.

A novidade reúne artigos assinados por doutores em história e oferece uma síntese factual com enfoque analítico rigoroso sobre os acontecimentos que levaram à independência e suas consequências. Este trabalho, porém, é feito de forma fluída e educativa sem deixar de cativar o leitor.

Dentre os temas abordados no livro estão a crise do Antigo Regime, a relação entre os povos indígenas e o processo de independência, a situação dos negros escravizados no Brasil Império, a receptividade da imprensa para as pautas republicanas e outros tópicos importantes para contextualizar as particularidades da época.

O organizador da obra, João Paulo Pimenta, é doutor em História e professor do Departamento de História da USP desde 2004. É, ainda, especialista na História do Brasil e da América dos séculos XVIII e XIX e nos processos de independência e construção dos estados nacionais americanos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

E deixou de ser colônia é leitura indicada para estudantes, historiadores e apaixonados pelo tema. O livro representa uma oportunidade de profunda reflexão sobre um marco histórico que influenciou transformações econômicas, sociais e repercute até hoje na realidade do país.

Ficha técnica

Livro: E deixou de ser colônia
Organizador: João Paulo Pimenta
Editora: Almedina Brasil
ISBN: 978856293887
Páginas: 422
Onde encontrar: Almedina Brasil Amazon

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Sobre os autores

João Paulo Pimenta (organizador): doutor em História e professor do Departamento de História da USP desde 2004.

Alain El Youssef: doutor (2019) em História Social pela Universidade de São Paulo.

Ana Rosa Cloclet Da Silva: doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (2000), com pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2007).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Andréa Slemian: doutora em História pela Universidade de São Paulo (2006).

Cecília Helena L. De Salles Oliveira: doutora em História Social pela Universidade de São Paulo.

Eduardo Silva Ramos: é doutor em História Econômica pela mesma instituição.

Fernanda Sposito: doutora em História pela Universidade de São Paulo.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Juliana Gesuelli Meirelles: doutora em História Política pela Universidade Estadual de Campinas.

Marcelo Cheche Galves: doutor em História pela Universidade Federal

Fluminense.

Marisa Saenz Leme: professora do Departamento de História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista, em Franca.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cultura

Leo Chaves lança livro “Mundo Mais Consciente” na livraria Leitura Natal, às 19h, no Natal Shopping, nesta quinta-feira (25). Na sexta-feira (26), o autor...

Internacional

Uma colombiana recebeu um brinde inusitado ao comprar uma air fryer na Amazon. Na chegada do eletrodoméstico, Sofia Serrano percebeu que algo se mexia...

Cidades

A cantiga infantil “o sapo não lava o pé” parece não fazer sentido para a Dona Mariceo, moradora da cidade de Florânia, localizada a...

Mulher S/A

A história da potiguar Ana Paula Fernandes, grávida de 28 semanas (7 meses de gestação), ganhou as redes sociais nas últimas semanas após a...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO