Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Eleições 2022

Eleições 2022: conheça o perfil dos candidatos a governador do RN

Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

A pouco mais de 45 dias para 2 de outubro de 2022 – data reservada ao primeiro turno das Eleições 2022 -, nove postulantes ao cargo de governador do estado e 10 à vaga de senador da República registraram suas candidaturas pelo Rio Grande do Norte no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nesta terça-feira (16) começa a propaganda eleitoral partidária, período em que as legendas detêm um espaço na mídia (TV e rádio) para fazer a publicidade de seus candidatos. Esses, por sua vez, podem usar diversos tipos de veículos para apresentar suas propostas e se comunicar com o eleitorado.

Entre uma das regras que os candidatos devem seguir no período da propaganda eleitoral está a da acessibilidade. Para alertar que partidos políticos sigam as referidas regras, a Procuradoria Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (PRE/RN) expediu uma recomendação que reforça que órgãos partidários estaduais devem utilizar – entre outros recursos – legendas, janela com intérprete de Libras e audiodescrição em qualquer tipo de propaganda eleitoral na televisão. Neste caso, a exigência vale para a exibição em rede e para as inserções de 30 e 60 segundos.

Os candidatos que ao governo do estado são: Antônio Bento (PRTB), Styvenson Valentim (Podemos), Clorisa Linhares (PMB), Danniel Morais (PSOL), Fábio Dantas (Solidariedade), Fátima Bezerra (PT), Nazareno Neris (PMN), Rodrigo Vieira (DC) e Rosália Fernandes (PSTU).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Os postulantes à vaga ao Senado são: Carlos Eduardo (PDT), Dário Barbosa (PSTU), Freitas Júnior (PSOL), Geraldo Pinho (Podemos), Marcelo Guerreiro (PRTB), Marcos do MLB (UP), Pastor Silvestre (PMN), Rafael Motta (PSB), Rogério Marinho (PL) e Shirlei Medeiros (DC).

Segundo consta no site DivulgaCand do TSE, as respectivas candidaturas ainda aguardam julgamento no tribunal.

 

CANDIDATOS AO GOVERNO

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

ANTÔNIO BENTO (PRTB)

Antônio Bento é natural de Pedro Velho (RN), possui graduação em Ciências Contábeis, atua como representante comercial e é pastor evangélico. Aos 60 anos, ele é casado, pai de seis filhos e mora no bairro Pajuçara, na Zona Norte de Natal. Em outras ocasiões, Antônio já se candidatou a cargos políticos, como deputador estadual, em 2006, vice-prefeito de Natal, em 2008, e vice-governador do RN, em 2018, mas não se elegeu. Esta é a primeira vez como candidato a governador. O candidato a vice-governador é Jurandir Rosa, do mesmo partido.

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

CLORISA LINHARES (BRASIL 35)

Clorisa Linhares tem 50 anos foi vereadora no município de Grossos (RN) por três mandatos, é formada em contabilidade e direito e, atualmente, estuda psicologia. Natural do estado de Pernambuco, ela é casada e tem dois filhos. Clorisa já foi servidora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e agente penitenciária. Esta é a primeira vez que ela vai disputar um cargo às eleições estaduais no RN. O candidato a vice-governador é Érick Guerra, do Patriota.

 

DANNIEL MORAIS (PSOL)

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Natural de Natal, casado e graduado em administração, Danniel Morais tem 40 anos e já ocupou o cargo de assessor parlamentar na Câmara dos Deputados. Esta é a primeira vez em que ele se candidata ao governo do Rio Grande do Norte. No pleito municipal de 2020, Danniel compôs uma candidatura coletiva à Prefeitura de Natal, e foi postulante a uma vaga na Assembleia Legislativa em 2018, mas nunca chegou a assumir um cargo eletivo. O candidato a vice-governador na chapa é Ronaldo Tavares (PSOL).

 

FÁBIO DANTAS (SD)

Nascido em Natal, Fábio Dantas tem 51 anos, é casado e tem dois filhos. Graduado em advocacia, é empresário e entrou pela vida política como deputado estadual em 2011. Três anos depois, em 2014, Fábio Dantas foi eleito vice-governador na chapa ao lado de Robinson Faria (2015 a 2018). Além dos mandatos eletivos, ele atuou na vida pública como diretor-geral do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), no governo de Wilma de Faria e foi diretor-geral da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). Seu candidato a vice é Ivan Júnior (UP).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

FÁTIMA BEZERRA (PT)

Aos 67 anos, a professora Fátima Bezerra é a atual governadora do Rio Grande do Norte e tenta a reeleição ao cargo. Antes de ser governadora, foi deputada estadual por dois mandatos, deputada federal três vezes e senadora. Natural de Nova Palmeira (PB), Fátima se mudou para Natal ainda na adolescência e se formou em pedagogia na UFRN, se tornando professora das redes estadual e municipal. Fátima foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN). Seu candidato a vice, é Walter Alves (MDB).

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

NAZARENO NERIS (MOBILIZA)

Nazareno Neris é natural do município de Campo Grande, no Oeste Potiguar, é divorciado e tem três filhas. Aos 47 anos esta é a primeira vez que ele concorre ao cargo de governador do estado do Rio Grande do Norte, porém Nazareno entrou para a política em 2002 e já foi candidato a deputado federal em duas oportunidades, mas não obteve êxito. O candidato a vice-governador é o empresário Fernando Luiz, também da mesma legenda.

 

STYVENSON VALENTIM (PODEMOS)

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Após comandar as operações da Lei Seca no Rio Grande do Norte, o então capitão Styvenson tornou-se conhecido e em 2018 se candidatou pela primeira vez a um cargo político e foi eleito senador pelo RN. Em 2019, ele assumiu o mandato de oito anos, até 2026. Essa é a primeira vez que Styvenson se candidata a um cargo no poder executivo. Natural de Rio Branco, capital do Acre, o capitão Styvenson Valentim é divorciado e tem um filho. Como candidata a vice na sua chapa, Styvenson optou pela professora, Francisca Henrique, também do mesmo partido.

 

RODRIGO VIEIRA (DEMOCRACIA CRISTÃ)

Aos 42 anos, Rodrigo Vieira é natural de Natal, empresário do ramo da construção civil e tem dois filhos. Ele iniciou a carreira na política em 2010 e em 2016 se candidatou a prefeito de João Câmara, mas não foi eleito. Chegou a ser presidente do PSDB no município e ingressou na Democracia Cristã em 2019. Esta será a primeira vez que Rodrigo Vieira será candidato ao governo do RN. O candidato a vice-governador na chapa é Carlos Paiva, também do mesmo partido (DC).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

ROSÁLIA FERNANDES (PSTU)

Rosália Fernandes é natural de Marcelino Vieira, foi criada em Mossoró e mora em Natal desde 1998. Entrou no serviço público como auxiliar de enfermagem e depois como assistente social no Hospital Walfredo Gurgel. Ela iniciou a militância política no movimento estudantil e ingressou no PSTU em janeiro de 2000. Rosália atuou como diretora do Sindicato dos Servidores em Saúde do RN. Ela já foi candidata a deputada estadual e à Prefeitura de Natal, mas será a primeira vez em que vai disputar o governo do RN. Sua candidata a vice-governadora é a professora Socorro Ribeiro (PSTU).

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

 

 

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

 

Notícias relacionadas

Cidades

A Funcarte realiza  nesta sexta (16), às 9h, uma visita técnica à Arena das Dunas, palco de shows do São João em Natal. A...

Política

A Executiva Nacional do PSB aprovou nesta 5ª feira (9.mar) a proposta de formação de uma federação partidária com o PDT e o Solidariedade....

Cidades

Foi prorrogado o edital nº 14/2023, que trata do processo seletivo do Programa Social de Estágio para preenchimento de vagas remanescentes e criação de...

Política

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) manteve os mandatos do prefeito de Assú, Gustavo Soares (sem partido) e da vice-prefeita,...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO