Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Educação

Aulas de campo em formato de game imersivo proporcionam vivência dos conteúdos na reta final para Enem 2022

Uma escola particular da Zona Leste de Natal está entrando na reta final de preparação dos estudantes que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, e para isso, promove a realização de aulas de campo no formato de um game imersivo. A proposta é favorecer a vivência real dos mais diversos temas que podem ser assuntos das questões do exame, especialmente sobre meio ambiente e patrimônio histórico, com ênfase nas áreas de Ciências e suas Naturezas, Linguagens e Ciências Humanas.

Nesta quarta-feira (31), as turmas estão vivenciando uma imersão realista de estudos sobre o meio ambiente com uma pesquisa de campo na Praia do Y, em Natal, concluindo os estudos no sábado (3), quando farão um passeio de barco no Rio Potengi.

O game imersivo funcionará com 10 equipes que disputarão uma série de provas entre si, com questões envolvendo Biologia, Química, Física, Geografia e Linguagens, focadas no meio ambiente. Além de questões, haverá missões que serão baseadas nesses conhecimentos, e cada equipe precisa se empenhar para obter uma pontuação para, no fim, ser definida a equipe vencedora.

A coordenadora pedagógica do Colégio Nossa Senhora das Neves, Cristina Freitas, destaca a importância de iniciativas como essa para reforçar os conhecimentos trabalhados durante todo o Ensino Médio.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“É uma grande revisão que prioriza a ludicidade, pois os estudantes aprendem melhor quando colocados em situações concretas do cotidiano e dentro da realidade deles. Percebemos que o meio ambiente é muito abordado no exame do Enem, e que os estudantes geralmente apresentam lacunas em alguns aspectos do conteúdo, então propomos questões experimentais por meio de um game para fechar as lacunas, e avançar em média 40% nas questões propostas no exame”, explica.

No dia 17 de setembro, será a vez da visita aos pontos históricos da capital, que começa pelo Cemitério do Alecrim, passando pelo centro da cidade, as igrejas históricas, a Capitania das Artes e o Teatro Alberto Maranhão. “Nessa parte, os conhecimentos das áreas de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos são trabalhados na perspectiva do local para o global. É a partir da nossa realidade que conseguimos abstrair e falar sobre algo mais amplo como patrimônio histórico e cultural, e como vivenciar esses conhecimentos na prática pode ser importante na hora da realização do Enem”, conclui a coordenadora pedagógica.

Notícias relacionadas

Polícia

Em depoimento, uma amiga de Lyedja Yasmim, de 19 anos, revelou, em depoimento para a polícia, que a jovem havia manifestado, dois meses antes...

Polícia

A Justiça do Rio Grande do Norte decretou, na tarde desta quarta-feira (18), a prisão preventiva da estudante Lyedja Yasmim, 19 anos, responsável pelo...

Internacional

A polícia dos Estados Unidos identificou nesta terça-feira (17) o atirador que deixou um aluno e um estudante morto em um ataque a uma...

Polícia

Lyedja Yasmim, de 19 anos, responsável pelo atentado na Escola Estadual Berilo Wanderley, que deixou um aluno ferido na manhã desta terça-feira (17), na...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO