O presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou, nesta quarta-feira (31) em Curitiba, que até no máximo sexta-feira (02) a Petrobras deverá fazer um novo anúncio sobre combustíveis. O candidato à reeleição não explicou qual dos produtos poderá ter queda no valor cobrado pela estatal. Em agosto, a empresa de petróleo e gás anunciou redução de 4,85% do preço do litro da gasolina vendido para as distribuidoras. Nesta semana, a estatal também confirmou um corte de 15% no valor cobrado pela querosene da aviação.
“Somos pelo livre mercado. Isso reflete positivo no que acontece hoje na nossa economia. Toda a semana temos uma boa notícia [sobre combustíveis]. Hoje é quarta-feira, eu acho que até sexta vai ter mais uma boa notícia, porque tá sendo uma prática do novo presidente da Petrobras” anunciou o presidente.
Desde o início do ano, Bolsonaro travou embates com presidentes da Petrobras que deixaram o cargo depois de não aceitarem a pressão do Palácio do Planalto para baixar os preços dos combustíveis. O argumento sempre foi que a empresa precisa seguir o mercado internacional e a cotação do dólar. Entretanto, depois que o ex-secretário do Ministério da Economia, Caio Paes de Andrade, assumiu o cargo, a estatal tem feito anúncios com corte nos valores.
A estatal tem ações na Bolsa e não pode antecipar informações para nenhum integrante do Executivo. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) chegou a abrir investigação sobre declarações de Bolsonaro antecipando reajustes nos valores no início deste ano.
Fonte: SBT NEWS