Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Senado aprova flexibilização da jornada de trabalho para pais com crianças pequenas

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (31) a medida provisória que flexibiliza a jornada de trabalho para mãe e pais com filhos de até 6 anos ou portadores de deficiência. O texto segue agora para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Dentre os benefícios previstos na MP 1.116/2022, estão a prioridade na concessão de regime de tempo parcial e de horários alternativos de entrada e saída, além da antecipação de férias. Para a relatora do texto, Dra. Eudócia (PSB-AL), o texto cria o primeiro marco de licença parental no país.

“Trata-se de uma medida introdutória de uma verdadeira licença parental. Uma licença de longa duração a ser dividida por ambos os pais, servindo como um elemento de teste desse instituto e uma indicação para o futuro”, destaca a senadora.

A proposta cria ainda o Programa Emprega + Mulheres e Jovens, que estabelece iniciativas de apoio ao emprego e ao microcrédito para mulheres e determina que profissionais do sexo feminino recebam o mesmo salário dos homens que exerçam a mesma função em uma empresa.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A relatora explica que a medida provisória tem como objetivo “apoiar o papel da mãe na primeira infância dos filhos, qualificar mulheres em áreas estratégicas, visando a ascensão profissional, e apoiar o retorno ao trabalho das profissionais, após o término da licença-maternidade”. A MP também amplia para 5 anos e 11 meses a idade máxima para a criança ter direito ao auxílio-creche.

Combate à violência contra mulher

Além das medidas voltas ao trabalho e à renda das mães, o texto propõe iniciativas de enfrentamento à violência contra mulher. Dentre as principais estão o fortalecimento do sistema de qualificação de vítimas de violência doméstica e a inclusão de pautas como o assédio sexual e moral no ambiente de trabalho nas chamadas CIPAs, que passarão a ser chamar Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio.

*Com informações do Agência Senado

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

Um menino baleado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, permanece internado em estado grave após ter sido atingido na cabeça na sexta-feira (15). A...

Política

O PL 2.628/2022, aprovado pelo Senado em novembro de 2024, visa criar regras para plataformas digitais e ampliar mecanismos de proteção de crianças e...

Mundo

A Organização Internacional para Migrações (OIM), da Organização das Nações Unidas (ONU), lançou uma nova campanha global para combater o uso de esportes como fachada para o tráfico de crianças....

Saúde

Neste sábado (16), Natal promove o Dia D de Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), com a ação “Natal unida contra o HPV”. Durante...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO