A nova tecnologia de internet móvel, 5G, foi ativada em Natal, nesta segunda-feira (5). Por enquanto a novidade chegou às zonas norte, leste e sul da capital potiguar.
Com a internet móvel 5G o número dispositivos interligados ao mesmo vai aumentar na mesma área de cobertura. A expectativa é de que a nova tecnologia traga impactos sociais e financeiros para todo o país.
O coordenador de projetos na área de 5G da UFRN, Augusto Neto, esclarece que a 5G permite conectividade a dispositivos móveis com muito mais capacidade do que o 4G. “Para se ter noção será preciso 10 segundos para baixar um álbum de músicas, um tempo que antes na 4G seria um minuto. Para baixar 10 mil e-mails, por exemplo, será necessário apenas um minuto, enquanto que na tecnologia 4G seriam sete minutos”, explica.
Inicialmente, apenas as operadoras Tim e Vivo vão proporcionar a nova tecnologia aos usuários. Segundo o pesquisador da Unicamp, Euclides Lourenço, “isso ocorre devido à infraestrutura que elas [operadoras] possuem naquela localidade”.
Até 28 de novembro deste ano, as operadoreas terão, em média, 33 estações de 5G em Natal abrangendo os 36 bairros da capital potiguar.
