Mais de mil voluntários potiguares preparam, neste sábado (17), uma das maiores iniciativas do mundo: o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day). Em Natal, a programação será marcada pela limpeza de toda a orla da cidade. Esta é a 5ª edição realizada na capital potiguar. A concentração está marcada para às 8h30, na Praia da Redinha.
Até às 12h, os voluntários atuarão nos seguintes pontos: Iate Clube – Regata Marinha, Praia do Forte, Praia de Miami/Areia Preta, Hospital Universitário Onofre Lopes e Mãe Luiza. Já a partir das 14h, a iniciativa acontecerá em outros diferentes locais: Iate Clube – Gamboa do Jaguaribe, Praia do Meio, Ponta Negra I, Vale das Cascatas (início Via Costeira) e Ponta Negra II, encerrando às 17h30. O evento também poderá acontecer em outras partes da orla, respeitando a tábua de maré.
“Essas praias são os principais alvos dessa ação, mas ela se estende por toda a cidade, aonde quer que esteja qualquer voluntário. Motivaremos toda população a participar aonde ela quiser atuar, porém cada um deve se preparar com equipamentos e materiais necessários para a coleta de lixo, como também escolher o local e destinar o lixo coletado em pontos oficiais da Urbana, para que esse lixo não tenha um destino inadequado”, explica a líder estadual do Dia Mundial da Limpeza, Nayara Azevedo.
Para que todos participem com saúde e bem-estar, os voluntários desfrutarão de atividades de alongamentos promovidas por estudantes de Educação Física da Universidade Potiguar (UnP). Assim como acontece em outras cidades do Brasil e do mundo, o Dia Mundial da Limpeza em Natal conta com participações de ONG’s, associações, estudantes, professores, empresários, profissionais liberais, entre outros setores da sociedade, com o objetivo de conscientização ambiental. A ação foi nomeada de “Let’s Do It!” ou “Vamos fazer isso!”, que descreve a essência do movimento.
Sobre o World Cleanup Day
O World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza é uma ideia que teve um início humilde e pode mudar o mundo. A ideia de limpar coletivamente um país começou na pequena nação da Estônia em 2008, quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas.
Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores a nomearam de “Let’s Do It!” ou “Vamos fazer isso!”, descrevendo a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 191 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. O movimento cresceu para ser a maior organização do gênero no mundo.
Em 17 de setembro, todos esses países, voluntários e parceiros se reunirão para diminuir o lixo no mundo e chamar a atenção para o lixo mal administrado. Uma poderosa “onda verde” de limpezas começará na Nova Zelândia e terminará no Havaí 36 horas depois, com milhões de pessoas trabalhando em um único objetivo: um mundo mais limpo.