O Rio Grande do Norte contabiliza 67 casos de Varíola dos Macacos. Desse total, 52 são homens e 15 são do sexo feminino. Esse total está distribuído em 12 municípios.
A capital potiguar, Natal, é a cidade que registra maior quatidade de casos: 36; seguida por Parnamirim com 14; Extremoz, Mossoró e São Gonçalo do Amarante com 3 casos cada; Jandaíra com 2 casos, além de Doutor Severiano, Equador, Espírito Santo, Goianinha, Parelhas e Serra Negra do Norte com 1 caso em cada município.
O cenário da doença no estado caminha para uma interiorização, segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde do RN, Kelly Lima. “Percebemos que os municípios menores não acompanharam bem esse processo, exatamente porque não achavam que a doença chegaria de forma tão breve nesses territórios”, explicou.
Na tentativa de minimizar a situação, a equipe da Sesap vai se reunir com os representantes dos municípios nos próximos dias para que eles construam o Plano de Ação, baseado no Plano de Contingência Estadual.
Sistema Prisional do RN
Nos últimos dias foi confirmado um caso de Monkeypox no sistema prisional do estado. A situação trouxe um sinal de alerta para a equipe da Vigilância em Saúde da Sesap, devido à precarização do sistema. “Muitas vezes essa pessoas estão em situação de aglomeração, mas eles estão em isolamento junto com outros dois suspeitos”, garantiu Kelly.
Monkeypox no Mundo
Em todo o mundo, 108 países já registraram 61.282 casos da Varíola dos Macacos e 27 óbitos.