Centenas de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras do Rio Grande do Norte se vestiram de preto e se concentram durante todo o dia desta quarta-feira (21) na Praça Sete de Setembro, na frente da Assembleia Legislativa do RN, no Centro de Natal (RN).
O movimento faz parte da mobilização nacional da categoria pelo piso nacional da categoria, fixado em R$ 4.750 e suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O diretor do SindSaúde, João Assunção, afirmou que empresários e o Governo do RN ainda não viram essa questão e que a categoria não está em greve, mas a qualquer momento pode acontecer uma paralisação.
A reivindicação principal da enfermagem é que Congresso Nacional aponte o que está travando a sanção definitiva do projeto de lei que fixa o piso nacional da categoria. A enfermeira vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Seccional do RN, Neize Patrícia, afirmou que os serviços dos enfermeiros, auxiliares, técnicos e parteiras são essenciais para atendimento geral, UTIs e prevenção.