Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Internacional

Embaixada dos EUA alerta americanos a deixarem a Rússia ‘imediatamente’

Foto: Reprodução/Google Maps

A Embaixada dos Estados Unidos em Moscou emitiu nesta terça-feira (27) um alerta de segurança para que todos os cidadãos norte-americanos na Rússia deixem o país “imediatamente”. O comunicado é publicado uma semana depois do presidente russo, Vladimir Putin, anunciar a mobilização de 300 mil soldados reservistas para atuar na guerra na Ucrânia.

“Cidadãos dos EUA não devem viajar para a Rússia e aqueles que residem ou viajam na Rússia devem deixar a Rússia imediatamente enquanto as opções de viagens comerciais ainda são limitadas.”, afirma o governo no comunicado. Desde o anúncio da mobilização parcial, a busca de passagens para voos para fora do país aumentou. A chegada de russos em países vizinhos, como a Georgia e o Cazaquistão, dobrou.

Para evitar novas fugas, o governo russo informou, nesta quarta-feira (28) que deixará de emitir passaportes aos convocados para o serviço militar. A restrição vale para a maioria dos países, exceto para algumas nações fronteiriças, como Bielorrúsia e Cazaquistão, e para territórios mais próximos, como Armênia e Quirguistão, onde a entrada é permitida por documento.

De acordo com o governo dos Estados Unidos, cidadãos com dupla cidadania correm o risco de não ter a cidadania americana reconhecida pelas autoridades russas e de serem recrutados para o serviço militar. Eles também alertam para a dificuldade dos EUA de agirem diplomaticamente para garantir a saída de seus cidadãos no país. “A Embaixada dos EUA tem severas limitações em sua capacidade de ajudar os cidadãos dos EUA, e as condições, incluindo opções de transporte, podem de repente se tornar ainda mais limitadas.”

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O governo finaliza o alerta lembrando que a liberdade de expressão não é garantida na Rússia e desaconselha qualquer participação em protestos políticos, informando que cidadãos norte-americanos foram presos por autoridades russas.

“Lembramos aos cidadãos dos EUA que o direito à reunião pacífica e à liberdade de expressão não são garantidos na Rússia. Evite todos os protestos políticos ou sociais e não fotografe o pessoal de segurança nesses eventos. As autoridades russas prenderam cidadãos americanos que participaram de manifestações.”

Fonte: SBT NEWS

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Mundo

A busca pelas pessoas desaparecidas após a queda da ponte em Baltimore, nos Estados Unidos, foi suspensa pela polícia até a manhã desta quarta-feira...

Mundo

A Câmara dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (13) um projeto de lei que pode banir a rede social TikTok no país. O projeto...

Mundo

O plenário da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou nessa terça-feira (13) o pedido de impeachment do secretário de Segurança Nacional, Alejandro Mayorkas,...

Mundo

O Senado dos Estados Unidos, liderado pelo partido democrata, deu mais um passo para a aprovação final de um pacote de ajuda de US$...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO