O empreendedorismo feminino é uma atividade que cresce ano após ano em todo Brasil, e no Rio Grande do Norte não é diferente. No RN, são 146,47 mil mulheres donas do próprio negócio. O que em muitos casos começa por necessidade ou intuição, vem se fortalecendo e profissionalizando com o apoio e incentivo de outras empreendedoras que veem a atividade como ferramenta transformadora de vidas.
Há um ano, um grupo de empreendedoras de Natal, lideradas pela empresária e vice-presidente da CDL Natal, Maria Luisa Fontes, criaram a Rede Mulher de Valor, com o propósito com propósito de fortalecer, profissionalizar, fomentar e conectar empreendedoras dos mais diversos segmentos que atuam na capital potiguar. A profissionalização é o ponto de partida, uma vez que, 70,56% das empresas, de acordo com dados do Sebrae, não possuem CNPJ, ou seja, são informais. Sendo informais, elas não têm acesso a crédito e diversos serviços que desenvolveriam os negócios delas.
A Rede Mulher de Valor possui ainda um braço social e transformador. Ter o empreendedorismo como ferramenta transformadora de vidas, uma vez que promove a autonomia financeira e tira mulheres de situação de vulnerabilidade social.
Em um ano de atividades, a Rede Mulher de Valor promoveu cursos de capacitação sobre finanças pessoais, e ética, para mais de 300 mulheres em situação de vulnerabilidade social e apenadas do Complexo João Chaves. Promoveu oportunidades, networking, conhecimento e crédito.
Aniversário Rede Mulher de Valor na Festa do Boi
Para comemorar os resultados de um ano de trabalho e convidar mais empreendedoras a fazer parte do projeto, a Rede Mulher de Valor realiza palestras inspiradores sobre milhas aéreas, case de sucesso, tecnologia e networt, neste sábado (8), às 15h na Festa do Boi, em Parnamirim.
Veja a programação:
15h – Pare de adiar seu relacionamento sério com as milhas aéreas – palestrante Flor Guerra;
16h – Costurando o sucesso – palestrante Fátima Menezes;
17h – Tecnologia como ferramenta de desenvolvimento, – palestrante Lisiane Lemos.
Sobre a Rede Mulher de Valor
A Rede Mulher de Valor surgiu da ideia de criar um ecossistema favorável ao empreendedorismo feminino, para que ele seja profissional, inclusivo, sustentável e sirva de instrumento para a quebra do ciclo da violência doméstica, uma vez que a falta de autonomia financeira impede algumas mulheres de se libertarem de relacionamentos abusivos.
Composta por 15 embaixadoras responsáveis pela coordenação dos projetos que têm o propósito de transformar a vida de mulheres, a Rede atua em quatro eixos de sustentação: capacitação, crédito, networking e inclusão.
Além das embaixadoras, a Rede também conta com stakeholders (apoiadores financeiros e membros que ajudam das mais diversas formas) construindo pontes e conexões para escrever novas histórias e multiplicar os resultados das empreendedoras femininas.
Quer fazer parte da rede Mulher de Valor? Inscreva-se no cdlnatal.com.br