Depois de quase 48 horas após o encerramento das Eleições 2022, o presidente Jair Bolsonaro fez seu primeiro pronunciamento, nesta terça-feira (1º), após Luiz Inácio Lula da Silva ter sido declarado vitorioso pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O presidente iniciou o discurso agradecendo aos 58 milhões de votos recebidos no último domingo (30). Sobre as atuais manifestações em diversos estados do país, Bolsonaro considerou como movimentos populares fruto de indignação e sentimento de injustiça sobre o processo eleitoral. O presidente Bolsonaro disse que “manifestações pacíficas serão bem-vindas, mas os nossos métodos não podem ser os da esquerda que sempre prejudicaram a população”.
A respeito das Eleições 2022, o chefe do executivo comentou que formou diversas lideranças em várias partes do país e isso mostra a robustez do Congresso Nacional a partir de 2023. “Isso mostra a força dos nossos valores: Deus, Pátria, Família e Liberdade”.
Bolsonaro disse ter sido rotulado pelos opositores de antidemocrático, mas que ao contrário dos seus acusadores “sempre jogou dentro das quatro linhas da Constituição”.
Por fim, Bolsonaro disse que enquanto for presidente da República continuará obedecendo os mandamentos da Constituição. “É uma honra ser o líder de milhões de brasileiros que, como eu, defendem a liberdade econômica, liberdade religiosa, liberdade de opinião, a honestidade e as cores verde e amarelo da nossa bandeira”, concluiu.