Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Educação

Dicas do MEC podem ser tema da redação do Enem, diz sindicato

Foto: Divulgação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando e, com ele, o aumento das previsões para o tema da redação. Apesar das apostas não serem 100%, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (SIEEESP) diz que é comum que o Ministério da Educação dê algumas dicas sobre o assunto abordado na composição.

Esses “spoilers” chegam, geralmente, por meio das redes sociais e englobam iniciativas e discussões. Em 2017, por exemplo, quando o tema da redação foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, o MEC havia anunciado meses antes que aquela seria a primeira edição da prova com atendimento especializado para participantes com surdez ou deficiência auditiva.

Confira abaixo os possíveis temas para a redação deste ano:

“O papel das plataformas digitais na educação”

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Durante a pandemia de covid-19, as plataformas se tornaram um meio de lidar com o ensino à distância. Ao longo do ano, o MEC fez diversas postagens sugerindo os benefícios do meio digital na formação tanto de estudantes como de professores.

Com isso, caso o assunto aparecesse como tema, seria relacionado às consequências da pandemia para a área da educação ou os desafios na formação dos jovens e dos professores na contemporaneidade.

“Educação financeira”

Integrada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2019, a educação financeira está entre uma das importantes atividades escolares destinadas ao ensino público infantil e fundamental. O tema, já citado pelo MEC, também pode estar relacionado à inclusão do ensino digital no país.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O candidato poderia dissertar sobre o acesso das disciplinas nas escolas, que ocorre devido à falta de investimento. “É exatamente isso que a redação do Enem gosta de cobrar: problemas e dilemas sociais e os caminhos para solucioná-los”, diz o SIEEESP.

“Educação ambiental e economia verde”

A ideia de uma economia mais sustentável, que inclua a todos e gere menos prejuízos ao meio ambiente, tornou-se pauta em todo o mundo. O modelo de “economia verde”, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), prevê a diminuição do desperdício, assim como das ameaças ao meio ambiente e a saúde humana.

Em publicação recente, o MEC levantou a pauta em textos sobre educação sustentável e economia verde, o que pode indicar uma proposta de redação relacionada aos caminhos para a construção de uma economia baseada na preservação ambiental.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Enem

Assim como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos seguidos, sendo nos dias 13 e 20 de novembro. No primeiro dia de exame serão realizadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, enquanto o segundo dia contará com questões sobre ciências da natureza e matemática.

O horário para a abertura dos portões será às 12h, com fechamento às 13h. O início das provas, por sua vez, será às 13h30 em ambos os dias, pelo horário de Brasília. No total, 3.396.597 estudantes devem realizar o exame.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Educação

O Ministério da Educação abriu, nesta segunda-feira (27), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O processo deve ser feito virtualmente, pela Página do Participante,...

Educação

O período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começa na próxima segunda-feira (27) e segue até 7 de junho....

Brasil

Os moradores do Rio Grande do Sul que quiserem prestar o Enem 2024 não vão precisar pagar a taxa de inscrição. O anúncio foi...

Educação

O Ministério da Educação (MEC) divulgou uma nova convocação da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao processo seletivo do...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO