Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Covid-19: baixa cobertura vacinal de crianças no RN preocupa especialistas

Alexandre Cassiano/TV Ponta Negra
Foto: Alexandre Cassiano/TV Ponta Negra

Por Erta Souza

Serra do Mel é o município do Rio Grande do Norte com o menor índice de crianças imunizadas com a segunda dose da vacina contra Covid-19 na faixa etária de 5 a 11 anos. Somente 16,96% desse público foi imunizado.

Em relação à primeira dose também desse público-alvo, Almino Afonso vacinou somente 32,71% desde janeiro quando o Ministério da Saúde (MS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberaram os lotes com as primeiras doses para as crianças. Para todos os municípios a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 90%.

As informações são do RN Mais Vacina, portal que acompanha os índices de monitoramento da vacinação contra a Covid-19 no estado. Serra do Mel integra a 2ª Unidade Regional de Saúde que engloba os municípios da região oeste do estado, próximos a Mossoró. O RN é dividido em oito regionais. A média de imunização do mesmo público na referida região é de 71,65%, percentual bem superior ao registrado no município. Vale ressaltar que na primeira dose o município imunizou 58,37% das crianças nessa faixa etária.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Cabe aos pais e responsáveis a iniciativa de levar os filhos para tomar as doses recomendadas pelos órgãos de saúde, uma vez que as crianças são dependentes da atitude dos adultos. Esse índice abaixo do esperado é preocupante, especialmente agora que foi confirmada no Rio de Janeiro e São Paulo a subvariante Ômicron BQ.1, do novo coronavírus. A variante foi identificada pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), por meio de um sequenciamento genético.

Na opinião do professor Ricardo Valentim, diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), essa nova variante já deve estar presente no Rio Grande do Norte. “Quando os pesquisadores fazem esse sequenciamento genético é porque dezenas e até centenas de casos já apareceram. Então, é provável que já tenhamos casos dessa nova subvariante aqui no estado”, assegura o diretor executivo do LAIS.

O Rio Grande do Norte está com o índice de 68,41% no que se refere às crianças de 5 a 11 anos vacinadas com a D1. O índice cai para 48,14% na D2. O professor Ricardo chama atenção para a importância da vacinação dessas crianças o mais rápido possível. “É um público que está em idade escolar. Tem contato com salas cheias e quando voltam para casa, em muitos casos, ficam com os avós, pessoas com a imunidade mais comprometida”, explica o professor.

Inicialmente, o Governo Federal incluiu os adolescentes de 12 a 17 anos e, em seguida, as crianças de 5 a 11 anos no Plano de Operacionalização de Vacinação Contra a Covid-19. Contudo, a imunização não é obrigatória. Durante a coletiva em que fez o anúncio das primeiras doses que seriam distribuídas, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse: “Não faltará vacina para nenhum pai que queira vacinar seus filhos”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Além de oferecer vacina às crianças é necessário que as autoridades criem estratégias para que pais e responsáveis imunizem seus filhos e o Brasil volte a ser um exemplo a ser seguido quando o assunto é imunização.

Idosos
Em relação à vacinação dos idosos, Ricardo Valentim alerta para o fato de muitas pessoas terem se imunizado com a primeira e segunda doses, entretanto não retornaram para tomar os reforços.

Os municípios de Venha Ver (40,50%), São Paulo do Potengi (62,41%), Nísia Floresta (62,58%), Serra do Mel (52,79%) e Almino Afonso (54,99%) estão entre as cidades que apresentam altos índices de atraso no 1º e 2º reforço das doses de Covid-19.

Para tentar minimizar os possíveis casos da doença entre os idosos, especialmente dessa nova subvariante, o diretor executivo do LAIS fala da importância dos municípios criarem estratégias para convocar esse público e dos idosos saírem de casa utilizando máscaras, principalmente quando estiverem em locais com presença de público como hospitais

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR/Caicó), do 3º Núcleo de Inteligência Qualificada (3º NIQ – Caicó) e da Delegacia Municipal...

Cidades

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte realizou nesta quarta-feira (6) a solenidade “RN+Limpo: 150 Toneladas de Impacto”, no auditório Geólogo José...

Polícia

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 6/11, a Operação Cadeia Financeira, com o objetivo de investigar uma empresa na capital potiguar acusada...

Natal

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) inaugurou na manhã desta terça-feira (5) o Centro de Equoterapia no Regimento de Polícia Montada...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO