O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva está em Brasília para negociar, junto ao Congresso Nacional, o texto final da PEC da transição. A emenda constitucional visa tirar do teto de gastos a manutenção do valor mínimo de R$ 600 para os beneficiários do atual Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família. Há expectativa para que o texto, que encontra gargalos no Senado, seja apresentado nesta terça-feira (29). Especialista explica possíveis impactos econômicos.
O Grupo de Trabalho da Defesa, último que falta ser anunciado, deve sair em 48 horas. A lista de militares e civis responsável por mapear as ações do ministério e dos comandos estava prevista para ser divulgada na última semana, mas Lula ainda demonstra incerteza sobre a composição da equipe. Como mostrou o SBT News, um dos motivos seria a falta interlocução do petista com os militares, que fizeram parte da base de apoio da gestão de Jair Bolsonaro (PL) no Planalto.
A pistola 9mm é a recordista de apreensões no Distrito Federal nos primeiros 10 meses de 2022. Com restrições de compra, posse e porte até o início do governo Bolsonaro, a arma foi uma das liberadas por decretos e portarias a partir de 2019. Números obtidos pelo SBT News, via Lei de Acesso à Informação (LAI), revelam uma expectativa de crescimento de 50% nas apreensões da 9mm em relação a 2021, ano em que já foi possível identificar recordes nas buscas e operações da Polícia Civil relacionadas à pistola.
Fonte: SBT NEWS