A professora, jornalista e ativista Anielle Franco, irmã da ex-vereadora Marielle Franco, está cotada para assumir o comando do Ministério da Igualdade Racial.
Diretora do Instituto Marielle Franco, Anielle tornou-se nacionalmente conhecida após o assassinato de sua irmã, em 2018. Ela hoje é ativista pela causa das mulheres, inclusive, atuou na equipe de transição do governo Lula no Grupo Técnico das Mulheres.
Um dos motivos de Anielle estar cotada para o cargo é porque o presidente eleito quer mais nomes de mulheres negras nos ministérios. O petista vem sendo alvo de críticas por causa da falta de diversidade na próxima gestão. Nesta 3ª feira (13.nov), o nome da cantora Margareth Menezes foi anunciado para o Ministério da Cultura.
Reação a possível nomeação
Parte dos integrantes de grupos de movimentos negros reagiram negativamente à possível nomeação de Anielle para o Ministério da Igualdade Racial. Eles afirmam que a ativista não tem “tempo de trabalho e história dentro do movimento negro”.
Dirigentes de secretarias voltadas ao enfrentamento do racismo de 8 partidos e 14 entidades do movimento negro, nesta 3ª feira (13.nov), carta ao Presidente Lula defendendo que Martvs Chagas seja o nome escolhido para comandar o Ministério da Igualdade Racial.
SBT NEWS
