O lançamento da Campanha contra a Poliomielite e do Programa de Atualização da Caderneta Vacinal foi feito nesta quinta-feira (15) em Natal. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, lembrou que há 30 anos o Brasil conquistou o título de país livre da Pólio, uma doença que mata ou que deixa sequelas severas. “Quem é mais novo não lembra quando os casos de poliomielite atingiam as crianças de forma irreversível. Talvez por nunca ter visto essa doença de perto, alguns pais mais jovens tenham baixado a guarda, mas é inaceitável que a gente corra o risco de ter esse vírus de volta”, disse Queiroga.
Também na ocasião, sete novos veículos de atendimento avançado do SAMU Natal foram entregues ao prefeito Álvaro Dias pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta quinta-feira (15), em solenidade que marcou também o lançamento da campanha de vacinação contra a Poliomielite e de multivacinação para atualização das vacinas da infância.
O prefeito anunciou a aquisição de outras seis ambulâncias adquiridas com recursos do próprio município. Com a renovação completa, a estrutura do SAMU passa a contar com 14 novas ambulâncias e mais duas de reserva, incluindo o veículo recentemente doado pelo Ministério Público do Trabalho/RN. “Com essas novas aquisições e a doação de mais sete veículos pelo Ministério da Saúde, estamos renovando a frota do Samu. Com isso, podemos dar uma resposta de atendimento avançado, rápida e com segurança para salvar mais vidas”, disse o gestor.
As sete viaturas doadas à Natal são do tipo D, Ambulância de Suporte Avançado, veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos. Segundo o ministro Marcelo Queiroga, desde 2011 não havia renovação de frota do SAMU. A meta é totalizar 500 ambulâncias em todo o País.
“Vamos fortalecer o atendimento pré-hospitalar, reduzindo mortes por doenças como infarto. As ambulâncias de suporte avançado vão reduzir o risco de morte, pois muitos pacientes vêm a óbito antes de chegar ao hospital”, explicou. O chefe da pasta anunciou ainda a ampliação dos repasses para o município na ordem dos R$ 12 milhões. O Samu Natal atende em média 18 mil chamadas por mês e conta com 344 profissionais de todas as áreas. ”A nova frota de atendimento avançado vai dar segurança ao atendimento de emergência, onde cada minuto faz a diferença na vida”, disse o secretário de Saúde, George Antunes.
Vacinação:
O objetivo da campanha é convocar pais e responsáveis para a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes. As vacinas que integram a campanha são a Poliomielite VIP e VOP; Meningocócica ACWY e C (meningite); Covid -19; Influenza; HPV; Tríplice Viral; Febre Amarela; Varicela e Pentavalente.
