Em um jogo eletrizante que cada segundo poderia definir o resultado, a Argentina foi campeã do Mundial do Catar. Argentina e França se enfrentaram, a partir às 12h (horário de Brasília) deste domingo (18), no estádio de Lusail. As duas seleções entraram em campo pelo título na grande final do Mundial.
No primeiro tempo, a Argentina se sentiu confortável nos passes de bola e finalizações, chegando a marcar dois gols ainda no primeiro tempo. O primeiro gol veio de pênalti, após Di María driblar Dembele e ser derrubado. Aos 22 minutos do primeiro tempo, pênalti marcado por Messi que meteu o pé esquerdo no canto esquerdo, enviando a bola para o fundo da rede. Fazendo pressão, a bola é tocada para De Paul, Messi, Mac Llister e Di María. Um contra-ataque rápido e letal faz com que Di María marque o segundo gol da Argentina, aos 35 minutos.
O alívio para a França só veio no segundo tempo, aos 34 minutos, após Kolo Muani ser derrubado na área por Otamendi. A estrela francesa, Mbappé bateu o pênalti firme com o pé direito, marcando o primeiro gol do país europeu. Menos de um minuto após o pênalti, a França empatou quando novamente Mbappé marcou um segundo gol, ao receber na tabela e pegar firme de direita para fazer um gol espetacular.
O jogo foi para a prorrogação deixando torcedores argentinos e franceses à flor da pele. Messi entrou de vez para a galeria dos heróis do futebol mundial. Ele marcou o terceiro e colocou a Argentina na frente com 3 a 2. Numa final espetacular, Mbappé marcou o terceiro gol da França, igualando tudo aos 11 minutos da prorrogação, 3 a 3.
Na decisão nos pênaltis, a Argentina levou a melhor, levando a taça do Mundial para casa.
CURIOSIDADES
Nesta final, Messi se tornou o atleta com mais jogos em mundiais: 26. O jogador também tem a liderança em participações de gols nos mundiais: tendo marcado 11 e dado nove assistências. Esse número de gols deixou o camisa 10 como o argentino com mais gols em Mundiais.
Em mundiais, a Argentina leva vantagem. São três jogos, com duas vitórias dos sul-americanos e uma dos europeus.
A Argentina venceu em 1930, no Uruguai, 1 a 0, na fase de grupos, e e por 2 a 1, na Copa de 1978, também na primeira fase da campanha que culminou com o primeiro título dos argentinos.
A França, saiu vitoriosa das oitavas de final da Copa da Rússia, em 2018: 4 a 3.
A França, campeã em 1998 e em 2018, e a Argentina, melhor em 1978 e em 1986.
