O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua o quebra-cabeça para encaixar as 16 peças que faltam para o comando dos ministérios. O foco desta sexta-feira (23) foi encontrar uma solução para acomodar na Esplanada duas mulheres que tiveram um papel importante na eleição de Lula: a senadora Simone Tebet (MDB) e a deputada federal eleita, Marina Silva (Rede). Pela manhã, ainda no hotel em Brasília, Lula se reuniu com Tebet. À tarde, foi a vez de Marina.
A estratégia original do Partido dos Trabalhadores era que Tebet assumisse o ministério do Meio Ambiente e Marina Silva ocupasse o cargo, ainda a ser criado, de Autoridade Nacional do Clima, que atuaria como referência em debates sobre mudanças climáticas.
Mas a emedebista não quer aceitar a função sem o aval de Marina. Apesar da pasta do Meio Ambiente ser a primeira opção do governo eleito para Tebet, ainda não está descartado oferecer também à senadora o comando do ministério do Planejamento.
Em uma publicação no Twitter, Marina Silva disse que “no encontro [com Lula] não tratamos sobre convite para assumir a autoridade climática, que defendo ser um cargo técnico vinculado ao Ministério do Meio Ambiente”, postou.
Fonte: SBT NEWS